Tenista vimaranense iguala prestação de 2016, ano em que jogou pela última vez no torneio sueco. Federico Delbonis é o próximo adversário.

O bom momento de forma de João Sousa continua. O tenista português garantiu, esta quinta-feira, o apuramento para os quartos de final do ATP 250 de Bastad, na Suécia, depois de um encontro muito bem disputado contra um dos tenistas da casa. O vimaranense ainda cedeu o primeiro parcial, mas teve capacidade para responder e levar de vencida Elias Ymer (116.º ATP), com parciais de 4-6, 6-4 e 6-2.

Os dois atletas disputaram um primeiro set muito equilibrado. Contudo, a eficácia de Ymer no serviço e o pouco acerto de João Sousa nas respostas contribuíram para que o tenista natural de Guimarães cedesse, depois de ainda ter salvo dois set points pelo meio.

A resposta de João Sousa fez-se sentir logo nos primeiros momentos da segunda partida. O português entrou muito bem e conseguiu quebrar o serviço do adversário por duas vezes, o que lhe permitiu abrir uma vantagem de 4-0. No entanto, Ymer venceu quatro dos cinco jogos seguintes e ameaçou a reviravolta. Contudo, Sousa manteve a cabeça fria e não desperdiçou a segunda oportunidade de servir para forçar o terceiro set.

A terceira partida foi inteiramente dominada pelo atleta treinado por Frederico Marques. A percentagem de primeiros serviços de Ymer desceu consideravelmente e, do outro lado, Sousa surgiu galvanizado pela conquista do segundo set. Após dois jogos para cada lado numa fase inicial, o português conseguiu a quebra de serviço ao quinto jogo e com isso destruiu a confiança que ainda restava a Ymer, que não conseguiu voltar a vencer qualquer jogo até ao final.

A vitória desta quinta-feira marca o 30.º apuramento de João Sousa para quartos de final de torneios do circuito ATP. O tenista português, que já tinha alcançado os quartos de final na última vez em que jogou na prova sueca (2016), vai agora defrontar o argentino Federico Delbonis (70.º ATP) por uma vaga nas meias-finais. O confronto direto é favorável a Sousa, que venceu três dos cinco encontros que disputaram.