Tenista vimaranense bateu Steve Darcis na estreia e já vai sair da Suíça com mais pontos para o ranking.

A estreia de João Sousa no ATP 250 de Gstaad, na Suíça, correu da melhor forma. Esta terça-feira, o número um nacional bateu o belga Steve Darcis, número 198 do Mundo, com parciais de 6-4 e 6-4. O tenista luso, que esta semana surge no 49.º lugar do ranking mundial, somou a terceira vitória nos últimos cinco jogos.

O primeiro set foi muito equilibrado. Os dois tenistas foram capazes de dominar os jogos com o serviço e os pontos conquistados na resposta foram muito poucos. Ainda assim, João Sousa soube esperar pela oportunidade e, assim que esta surgiu, conseguiu a quebra de serviço. No jogo seguinte, Darcis teve dois break points para recuperar a desvantagem, mas Sousa conseguiu ultrapassar a adversidade e acabou a vencer o set ao cabo de 30 minutos.

A segunda partida foi quase que tirada a papel químico do primeiro parcial. A única diferença prendeu-se com o timing do break, com João Sousa a consegui-lo bem mais cedo na segunda partida. A partir daí, o vimaranense não deu hipótese de recuperação ao belga e, ao segundo match point, concluiu o encontro ao fim de 62 minutos.

A primeira vitória da semana em solo suíço permite, desde logo, que João Sousa tenha já a garantia de somar mais pontos para o ranking. Na época passada, o tenista orientado por Frederico Marques tinha sido derrotado na primeira ronda do torneio por Facundo Bagnis, pelo que já melhorou o registo esta época.

Quinto cabeça de série em prova, João Sousa vai agora discutir o apuramento para os quartos de final frente ao italiano Gian Marco Moroni, número 265 do Mundo, que ultrapassou toda a fase de qualificação e, na primeira ronda, bateu o antigo número cinco do Mundo, Tommy Robredo, por 6-2 e 6-2.