Sandra Annette Bullock, conhecida apenas por Sandra Bullock, comemora hoje, dia 26 de julho, o seu 55º aniversário. A estrela de Hollywood ocupa o grande ecrã desde 1987 com filmes como Speed, Practical Magic, Ocean’s 8 e Bird Box, onde demonstra grande versatilidade.

Apenas com cinco anos de idade, a atriz e produtora cinematográfica fez parte de uma peça de ópera na Alemanha. No entanto, apenas atingiu maior notoriedade a partir da década de 90, com estreia no mundo do cinema em 1992 com a comédia romântica Love Potion No. 9.

Ao longo dos anos, a intérprete americana conseguiu conquistar uma panóplia de prémios. Entre estes destacam-se um Óscar e um Golden Globe Award para melhor atriz em The Blind Side – um filme que conta a história de uma mulher que adota um adolescente sem-abrigo e tenta ajudá-lo a crescer em sociedade. Contudo, o aumento do agregado familiar vem pôr em risco a normalidade da vida da recente mãe.

Sandra Bullock em Bird Box

Para além disto, Bullock ganhou também um Screen Actors Guild Award para Outstanding Performance em Crash – um trabalho onde colidem histórias de racismo, de perda e de redenção. Arrecadou ainda 11 People’s Choice Awards, com projetos como While You Were Sleeping (comédia romântica) e A Time To Kill (crime) e nove Teen Choice Awards.

Ao subir a escada do sucesso em Hollywood a atriz ganhou vários títulos de destaque. Inicialmente apresentada como “the girl next door”, passou a ser conhecida como um dos sex symbols americanos. Finalmente, foi classificada como uma artista de renome e chegou a ser escolhida como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2010 pela revista Times.

Independentemente de gostarmos ou não da figura Sandra Bullock e dos projetos dos quais fez parte ao longo dos anos, temos de reconhecer que é, claramente, muito versátil. Corresponde a uma artista que consegue interpretar qualquer tipo de género cinematográfico e que, por isso, foi conquistando notoriedade.

Sandra Bullock em Gravidade