Vitória SC entra na temporada 2019/20 com novo treinador e presidente. O timoneiro, Ivo Vieira, é o rosto da ambição de “chegar à Fase de Grupos da Liga Europa”.

O Vitória SC entrou na temporada 2019/20 com mudanças nas principais estruturas do clube. Além do novo treinador, Ivo Vieira, ter assumido o comando dos conquistadores, o clube elegeu um novo presidente, Miguel Pinto Lisboa. Atingir a fase de grupos na Liga Europa é um dos grandes objectivos do clube.

Com estas alterações no clube, “dedicação, trabalho e empenho” vão ser as palavras de ordem para esta nova época, tal como anunciou o timoneiro na sua apresentação oficial. “Queremos fazer cada vez melhor e chegar à Fase de Grupos da Liga Europa”, afirmou o treinador. Os conquistadores já realizaram todos os quatro jogos da pré-época, apenas perdendo no primeiro ensaio contra o FC Arouca. Nos embates contra o Rio Ave FC, o Desportivo das Aves e o FC Famalicão, os vimaranenses venceram.

Relativamente ao plantel houveram várias mudanças. Mikel Agu, médio nigeriano, veio fortificar a equipa vitoriana depois da passagem pelo FC Porto. O meio campo conta, ainda, com Blati Touré, proveniente do Córdoba CF, e a contratação em definitivo de Pêpê Rodrigues, oriundo do SL Benfica. Para defender as redes do Estádio D. Afonso Henriques chega Jhonatan, que na época transata esteve no Moreirense FC. Por outro lado, por empréstimo, chega Valeriy Bondarenko, defesa ucraniano do FC Shakhtar, e o avançado André Pereira, cedido pelos dragões.

No sentido inverso Rúben Oliveira, Vigário e Hélder Ferreira deixaram o Vitória SC esta época, porém continuarão a jogar na liga portuguesa. Por sua vez, Tyler Boyd vai rumar ao campeonato turco para representar o Besiktas. Sebastion Rincon foi cedido a título de empréstimo aos argentinos do Aldosivi FC. Na linha mais recuado do terreno, Dodô terminou o empréstimo e voltou para o FC Shakhtar e  Yordán Ósorio regressou ao FC Porto. O defesa central João Afonso mudou-se para o CD Santa Clara. Mattheus Oliveira voltou ao Sporting CP, depois de uma temporada em Guimarães por empréstimo. Por fim, Tozé vai jogar nos Emirados Árabes Unidos, pelo Al-Nasr, que garantiu os seus serviços em definitivo.

Na próxima quinta-feira, 25 de julho, o Vitória SC vai defrontar o Jeunesse Esch, no primeiro encontro oficial da época 2019/20, a contar para a 2ª Pré-Eliminatória da Liga Europa. Em relação à Liga NOS, os conquistadores tentarão fazer melhor ou igual à época transata. Na temporada 2018/2019, os vitorianos acabaram no quinto lugar, uma posição bastante batalhada com o Moreirense FC, que acabou com os mesmos 52 pontos. A primeira jornada vai ser frente ao Rio Ave FC, encontro marcado para dia 11 de Agosto.