Académico compete novamente na primeira divisão. O grande objetivo da época é ficar nos seis primeiros lugares da tabela.

O Campeonato Nacional de Andebol 1 volta dia 31 de agosto, com o ABC/UMinho novamente na competição. Sem grandes reforços e com um plantel modesto, os minhotos pretendem, esta época, regressar aos seis primeiros classificados campeonato. Na época passada foi a primeira vez na história do clube que não alcançaram o feito. Em relação à Taça de Portugal vão tentar fazer melhor que a época passada e chegar o mais longe possível na competição.

No que à pré-temporada diz respeito, o ABC/UMinho venceu, no fim de semana de 24 e 25 de agosto, o 3º Torneio Verão, realizado na Póvoa de Varzim. Os minhotos venceram a final frente à AA Avanca, num torneio que contou com seis equipas. Além dos finalistas, estiveram em competição o FC Gaia, o Póvoa Andebol, o FC Porto e o AC Fafe. No jogo de apresentação, os minhotos também saíram vitoriosos. Perante o seu público, o ABC/UMinho recebeu o Boavista e teve um triunfo confortável de 26-17.

Jorge Rito, que se mantém no comando técnico, admitiu ter perdido muitos jogadores da época passada e que agora tem à sua disposição um plantel muito jovem onde apenas nove jogadores têm idade sénior. Face ao ano anterior, subiram para o plantel principal seis jogadores juvenis e quatro séniores de primeiro ano. Esta é uma aposta dos dirigentes para potenciar a formação e aproveitar jogadores que foram vice-campeões nacionais de juniores e campeões juvenis em 2018/19.

O treinador admitiu existir a possibilidade de chegarem dois reforços estrangeiros, um lateral esquerdo e um lateral direito. Contudo, o clube admite algumas dificuldades financeiras e confirma não reunir condições para “contratar estrangeiros ou jogadores da seleção nacional como se fazia até há quatro ou cinco anos”.

O dirigente do clube, Rui Silva, defende a construção de um novo complexo desportivo, deixando de lado a ideia de renovar o atual Flávio Sá Leite.  Para Rui Silva “isso trará receitas para o clube, não o título de campeão nacional.” Para já os jogos continuam no habitual pavilhão e a primeira partida é já dia 31. O ABC/UMinho recebe o Belenenses, a contar para a jornada inaugural do Campeonato Andebol 1.