Os cónegos ainda não venceram nos jogos fora, já os açorianos conseguiram a primeira vitória em casa.

O Moreirense deslocou-se aos Açores para defrontar o Santa Clara. No jogo a contar para a quinta jornada da Liga NOS, o anfitrião foi mais forte e venceu por 2-0, com um golo de Zé Manuel e um autogolo.

No início do jogo foi o Moreirense a criar perigo à baliza defendida por Rocha. Filipe Soares rematou, mas a bola embateu em César. Depois, o conjunto de João Henriques começou a pressionar mais e conseguiu superiorizar-se aos cónegos.

O Santa Clara conseguiu chegar ao golo praticamente na primeira vez que foi à baliza, no entanto foi anulado por posição irregular de César que, no entender do árbitro, interferiu no lance. O Moreirense não conseguia criar perigo, ao contrário dos açorianos que aproveitavam os lances de bola parada para assustar os minhotos.

Com o tempo a esgotar-se, previa-se o nulo ao intervalo, apesar das várias oportunidades criadas pela equipa da casa. No entanto, ao minuto 45, o Santa Clara chegou à vantagem. Numa jogada de insistência, Zé Manuel correspondeu ao cruzamento de Lincoln, fazendo o primeiro golo onde Pasinato foi infeliz.

O discurso de Vitor Campelos durante o intervalo surtiu efeito e os cónegos melhoraram a exibição na segunda parte. Pelo contrário, o conjunto de São Miguel baixou a intensidade no jogo. O Moreirense foi encontrando vários espaços, mas não estava a conseguir finalizar, tal como havia acontecido com o adversário na primeira metade.

Dos lances dos minhotos, destaca-se um pontapé de Fábio Pacheco. O jogador ficou perto de fazer o empate após rematar forte de fora da área. Quem não marca, sofre, e foi o que aconteceu com o Moreirense. O crescimento dos cónegos na partida foi travado por um autogolo, onde Fábio Abreu e Iago tentaram limpar a bola após um livre, mas acabaram por desviar para a baliza de Pasinato.

Após três encontros, o Moreirense voltou a perder e desce, assim, para o nono lugar. Quanto ao Santa Clara, não perde há quatro jogos e ocupa o sétimo posto. Na próxima jornada, os cónegos voltam a casa para defrontar o atual campeão, SL Benfica. O encontro está marcado para sábado, dia 21, às 20h30.