Um hat-trick de Hannah Keane nos primeiros dez minutos resolveu o encontro desde cedo a favor das campeãs nacionais.

O SC Braga regressou, este domingo, aos jogos da Liga BPI, depois de uma pausa para os compromissos das seleções nacionais. Num encontro da terceira jornada, a formação minhota visitou o terreno do Cadima, equipa recém-promovida ao primeiro escalão, e venceu de forma clara por 0-7.

A vitória das campeãs nacionais começou a desenhar-se desde cedo. Com apenas dois minutos jogados, Vanessa Marques cruzou com conta, peso e medida para o cabeceamento de Hannah Keane ao segundo poste. A norte-americana, que foi a terceira melhor marcadora do campeonato na época passada, abriu a conta pessoal esta temporada.

Sem perder muito tempo, o SC Braga chegou ao segundo golo apenas cinco minutos depois. A guarda-redes Carolina Proença não conseguiu segurar um primeiro remate e Keane, oportuna, encostou para o fundo da baliza. A atacante bracarense selou o hat-trick pouco depois, em cima do décimo minuto.

O Cadima revelou dificuldades para incomodar a baliza de Marie Hourihan, que limitou-se a ver jogar durante praticamente toda a partida. O domínio das jogadoras comandadas por Miguel Santos continuou a fazer-se sentir e, aos 25 minutos, Shade Pratt apostou na meia distância para dilatar a vantagem. Em cima do intervalo, Francisca Cardoso fez também o gosto ao pé e fixou o resultado em 0-5 ao intervalo.

Para o arranque da segunda parte, Miguel Santos deixou Vanessa Marques e Dolores Silva nos balneários e promoveu as entradas de Regina Pereira e Laura Luís. A equipa minhota continuou a controlar o encontro mas agora num ritmo de gestão do resultado. Ainda assim, Francisca Cardoso aproveitou um ressalto ganho na área adversaria para, aos 50 minutos, bisar com um remate de pé esquerdo.

As alterações continuaram a surgir e o treinador bracarense aproveitou o resultado avolumado para dar tempo de jogo às jovens Sofia Silva e Ana Teles, que estiveram também ao serviço da seleção nacional de sub-19. Foi, de resto, Sofia Silva a fechar as contas da partida, com um golo em cima do minuto 90.

Com a segunda vitória consecutiva, o SC Braga iguala, à condição, o Sporting e o CF Benfica no segundo lugar, com seis pontos. O Benfica, que já jogou nesta jornada, lidera destacado com nove pontos. Na próxima jornada, a quarta, as campeãs nacionais recebem o CF Benfica, no Estádio 1.º de Maio.