Oito equipas do distrito de Braga já conhecem os adversários da próxima fase da prova rainha do futebol português.

O sorteio para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal realizou-se esta quarta-feira e nele constam oito equipas do Minho. SC Braga, FC Famalicão, Moreirense FC, Vitória SC, Gil Vicente FC, FC Vizela, AD Fafe e Merelinense FC vão disputar a próxima fase da prova fora de casa.

O SC Braga tem pela frente o Leça FC, atual primeiro classificado da Série B do Campeonato de Portugal. Por sua vez, o FC Famalicão irá defrontar o Lusitânia de Lourosa FC, que ocupa o terceiro lugar da mesma série.

O Moreirense FC vai disputar a eliminatória com um clube da margem sul, o GD Fabril do Barreiro, que se encontra no 12º posto da Série D do terceiro escalão português. Já o Vitória SC tem de fazer uma viagem até ao distrito de Lisboa, para defrontar o Sintra Football, o sexto classificado da Série D do Campeonato de Portugal.

O Gil Vicente FC é a única das cinco equipas minhotas da Liga NOS que não vai defrontar um clube do Campeonato de Portugal. Os barcelenses têm no seu caminho o FC Penafiel, que possui o nono lugar da Liga Pro.

Das equipas minhotas do Campeonato de Portugal, o Merelinense FC terá teoricamente a eliminatória mais fácil, ao ser o único a disputá-la com um clube do mesmo escalão. A turma bracarense vai ter pela frente o FC Arouca, segundo classificado da Série B.

Já o FC Vizela e a AD Fafe vão jogar com equipas da Liga Pro. O conjunto vizelense vai viajar até ao reduto do Casa Pia AC e os fafenses até ao do CD Mafra.

A representação minhota na prova rainha chega até aos distritais. O Pevidém SC, da Pró-Nacional, vai receber o Belenenses SAD na festa da Taça.

As equipas da Liga NOS apenas agora entraram na competição, mas as três formações da série A do Campeonato de Portugal já disputaram duas eliminatórias da Taça de Portugal. O FC Vizela, primeiro classificado, derrotou o Pedras Rubras e o Fontinhas. O Merelinense, terceiro colocado, conquistou vitórias nos penáltis, frente à AD Ponte da Barca e à AR São Martinho. A AD Fafe, nona classificada, ultrapassou a ADC Rebordelo e o União da Madeira.

Confira o sorteio completo:

Mafra – Fafe

Marinhense – Fátima

Sp. Espinho – Vilafranquense

Valadares Gaia – Canelas

Amora – Sanjoanense

Feirense – Tondela

Varzim – Estoril

Sernache – Sertanense

Leixões – Praiense

Arouca – Merelinense

Olímpico Montijo – Anadia

Casa Pia – Vizela

Pedras Salgadas – Águeda

Académico Viseu – Real Sport Clube

Loures – Benfica C. Branco

Beira-Mar – Marítimo

Penafiel – Gil Vicente

Desp. Chaves – Boavista

Águias do Moradal – V. Setúbal

Lusitânia Lourosa – Famalicão

Leça – SC Braga

AD Oliveirense – Santa Clara

Farense – Desp. Aves

Fabril Barreiro – Moreirense

Cova da Piedade – Benfica

Coimbrões – FC Porto

Sintra Football – V. Guimarães

Pevidém – Belenenses SAD

Louletano – P. Ferreira

Condeixa – Rio Ave

Académica – Portimonense

Alverca – Sporting