Os Conquistadores terminaram o ano da melhor forma e apuraram-se para a final four, que vai decorrer em Braga.

O Estádio D. Afonso Henriques foi palco, este sábado, da terceira jornada da fase de grupos da Allianz Cup, num jogo que opôs o Vitória SC ao SC Covilhã, pertencente ao grupo B. A equipa minhota venceu por 3-0 e apurou-se para a próxima fase da competição.

A formação vitoriana entrou em campo ocupando a primeira posição do grupo B (com um total de cinco pontos), onde, para além do SC Covilhã, estavam inseridos o SL Benfica e o Vitória FC. Desde o minuto inicial, os vitorianos pressionaram a equipa adversária e era percetível a ânsia pela passagem à final four da competição.

Ao minuto seis, Pedro Henrique, ao primeiro poste, cabeceou e assustou a formação adversária. Sem perder a vista da baliza contrária, a turma orientada por Ivo Vieira ia traçando possíveis lances de golo. Ao minuto 17, Leo Bonatini, num lance de bola parada, quase colocou a sua equipa à frente no marcador.

O SC Covilhã estava com dificuldade em se assumir no jogo e só após a metade do primeiro tempo é que começou a criar lances de perigo próximo da baliza de Douglas. No minuto 33, Daniel Martins aproximou-se da baliza do guardião vitoriano, contudo não foi eficaz.

Apesar da atitude da equipa da cidade da Covilhã ser mais forte face ao início da partida, foram os minhotos que tiveram múltiplas oportunidades de golo, e o avançado Bonatini quase marcou o primeiro da partida minutos antes do apito para o intervalo. As equipas foram para o descanso sem golos marcados.

No regresso dos balneários, ambas as equipas entraram com mais fôlego. Os homens do SC Covilhã, que contavam com dois empates nas jornadas anteriores, procuravam o golo, mas sem risco para a baliza de Douglas. Após dez minutos do início da segunda parte, a bola bateu no poste da baliza protegida por Bruno, porém João Carlos Teixeira não foi feliz.

O placard do jogo acabou por sofrer a primeira mudança ao minuto 66, com um golo de Davidson, após um lance construído por Marcus Edwards. Os Conquistadores aproveitaram o bom momento no jogo, e, aos 71 minutos, aumentaram a vantagem. Leo Bonatini, após cruzamento de Sacko, colocou a bola dentro da baliza adversária. A equipa forasteira não foi capaz de alterar o rumo do jogo, e, aos 86 minutos, Davidson estabeleceu o resultado final em 3-0.

Desta forma, o Vitória SC conquistou o primeiro lugar do Grupo B da Allianz Cup e, consequentemente, a passagem para a final four da competição, que vai ser disputada no Estádio Municipal de Braga. O Vitória SC vai defrontar o primeiro classificado do grupo D (FC Porto ou GD Chaves) no próximo dia 21 de janeiro.