O evento, que contou com quase duas dezenas de grupos, registou uma maior adesão face ao ano passado.

Foi no passado domingo, dia 12 de dezembro, que no Altice Forum Braga se realizou o 33.º encontro de grupos de reis, onde se reviveu o espírito natalício. A tarde contou com a presença de 18 grupos culturais constituídos por diversas idades, que representaram uma vez mais a tradição da cultura portuguesa.

Com a sala cheia antes do espectáculo começar, foi perceptível a antecipação e o entusiasmo por parte do público face ao evento. Cada grupo teve a oportunidade de interpretar duas músicas à escolha, sendo de destacar a variedade de temas que foram apresentados.

No decorrer das atuações, diversos membros da audiência filmaram e acompanharam os ritmos populares com palmas e “pezinhos de dança”.

Naquela tarde, foram exibidas atuações de grupos tradicionais, em que os elementos se apresentavam vestidos a rigor e cantavam músicas de cariz convencional, como “Os Três Reis do Oriente”. Já os grupos mais modernos contavam com a presença do maestro e roupas mais discretas, sendo que a harmonia era a prioridade com uma menor diversidade de instrumentos.

Também diversos grupos escolares participaram, mostrando-se empenhados em manter os costumes culturais portugueses.

Neste encontro testemunhou-se ainda a presença de um maior número de grupos culturais face ao ano passado, ficando a promessa de uma maior taxa de participação no próximo ano. Ainda assim, todos tiveram oportunidade de mostrar a sua essência em palco e partilhar alegria com a plateia.