Em tempos extraordinários, a Companhia de Teatro do Noroeste cria uma programação especial online para miúdos e graúdos. O movimento já se estendeu por vários artistas do país.

A companhia de Teatro do Noroeste – CDV, localizada em Viana do Castelo, decidiu tirar proveito do alcance das redes sociais e disponibilizar online um espetáculo por dia a partir do dia 16 de março e até 9 de abril. Na origem desta iniciativa está o adiamento e cancelamento de vários espetáculos devido à pandemia de COVID-19

Perante o novo desafio mundial, que também afetou a área da cultura, as companhias de teatro procuraram delinear soluções perante as medidas de contenção. Ricardo Simões, diretor artístico da companhia de Viana do Castelo, afirma ao ComUM que a programação da companhia do Teatro do Noroeste foi especialmente pensada “nas pessoas que estão em casa com os filhos”. No entanto, ao fim de semana, vão ser disponibilizados “espetáculos para um público mais adulto”.

A ideia parece ter surgido “por razões óbvias”, tendo em conta a conjuntura em que o país se encontra. “Nós, desde há alguns anos, que tudo o que fazemos é registado em vídeo”, confessa Ricardo. É neste sentido que o streaming aparece como alternativa para manter a ligação com o público, ao mesmo que tempo que se divulga o trabalho da companhia e se contribui para “alguns movimentos que estão a acontecer online ligados aos artistas”.

As sessões de teatro na internet estão garantidas até ao dia 9 de abril, data que coincide com o final provisório do estado de alerta decretado pelo Governo e também pelo município de Viana do Castelo. No caso de a situação se prolongar, “da parte do elenco há uma grande vontade de poder fazer qualquer coisa”, estando a ser equacionadas “outras iniciativas que possam ser desenvolvidas remotamente”.

As perdas materiais são incontestáveis. Mais de 30 espetáculos foram cancelados e cerca de 7.500 crianças ficarão sem assistir à peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. No entanto, esse não parece ser o foco da companhia de Teatro do Noroeste, que se mostra dedicada a esta relação à distância com os portugueses nos próximos dias.

A partir desta segunda-feira, às 10h da manhã, será divulgada a lista de peças que vão ser exibidas, podendo adiantar-se que a primeira será “O Gato das Botas”. O Teatro do Noroeste – CDV é a companhia profissional de teatro residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

A partir de 16 de março e durante o período de alerta decretado pelo Governo até 9 de abril, o Serviço Educativo do…

Publicado por Teatro do Noroeste – CDV em Sexta-feira, 13 de março de 2020