Trust Exercise, tal como o título indica, é um exercício autêntico de confiança por parte do leitor. Recheado de reviravoltas inesperadas, este livro vai fazer cada um questionar a sua própria perceção acerca da verdade e da mentira.

A obra tem como protagonistas David e Sarah, ambos com 16 anos e alunos de uma escola secundária de artes performativas. Os dois adolescentes acabam a viver um romance, mas a rapariga possuiu um segredo que acaba por moldar a relação. Este amor de adolescente não passa despercebido aos olhos de ninguém, nem mesmo ao olhar atento de Mr. Kingsley, professor de ambos, que acaba a desempenhar um papel preponderante na narrativa. O romance será, de igual modo, moldado pelas diferentes relações familiares das personagens, os seus contextos socioeconómicos e até mesmo pela competitividade da escola que frequentam.

Susan Choi, Trust Exercise

Trust Exercise aborda temáticas muito diversificadas, das quais podemos destacar o uso de drogas, com especial foco para os anos 80, a sexualidade na adolescência ou a saúde mental. Outro aspeto interessante é o grande leque de personagens secundárias que acabam por intervir no desenrolar da história e auxiliam na construção dos diferentes temas abordados. A criação artística também é um tema muito explorado e confere uma descrição mais detalhada da atmosfera da própria narrativa.

Choi divide o livro em duas partes distintas. Numa primeira abordagem, constrói as diferentes camadas que exploram as vidas das personagens. Numa segunda, junta todas as camadas anteriores, que acabam por culminar na perceção final de toda a história. Apesar de ser interessante acompanhar a perspetiva de Sarah, também teria sido interessante ter mais alguma perspetiva de David, de forma a conferir mais ritmo ao desenrolar da narrativa. É importante salientar as dinâmicas entre professores e alunos, que estão muito bem desenvolvidas ao longo de toda a obra, bem como as dinâmicas de um primeiro amor.

É então possível inferir que Trust Exercise é um livro que testa a atenção do leitor ao longo das páginas. Contudo, promete também uma boa dose de reflexão acerca dos diferentes temas abordados.