A linha de apoio surge face à pandemia, com o intuito de incrementar a saúde mental e de alcançar ganhos na saúde pública.

A Linha Telefónica de Apoio Psicológico ARS Norte (22 04 11 200) advém da colaboração entre os órgãos administrativos e organizativos da Administração Regional de Saúde do Norte. Bem com a Unidade Local Saúde (ULS), a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) com um grupo de psicólogos destas estruturas e de hospitais. A linha vai ajudar outras linhas telefónicas já existentes e vai funcionar entre as 8 e as 20 horas, de segunda a sexta-feira.

O meio de apoio pretende facultar um local de escuta ativa e garantir ajuda psicológica.  Tenciona favorecer a força psicológica e promover um maior bem-estar mental, nas condições atuais. A linha procura fazer com que a população, mantendo rotinas, consiga lidar com esta situação. Pretende precaver e apaziguar a comunidade para que as pessoas, não desenvolvam por sua vez, ações e sentimentos negativos e para que não apresentem problemas ao nível mental.

A ação da Linha Telefónica estabelece-se na escuta ativa, aconselhamento e fornecimento de informação. Edifica-se, ainda na aceitação completa do próximo, tendo em conta as necessidades deste. A linha garante também, em situações que se justifiquem, a sinalização do utente de forma a que este seja encaminhado para os serviços regulares de saúde.