Os testes vão começar a ser feitos em lares de idosos e a utentes indicados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Miguel Costa Gomes anunciou em videoconferência de imprensa, que vai instalar um modelo de “drive-thru”, para rastreamento de casos de covid-19, junto ao Quartel dos Bombeiros de Barcelinhos. O centro de rastreios vai funcionar a partir de segunda-feira, com capacidade para 150 testes.

Num município onde já estão confirmados 156 casos, o presidente afirma que avança com esta medida porque tem a certeza de que haverá testes suficientes devido a um “acordo com o laboratório” e colaboração com a Universidade do Minho. Inicialmente, o centro de rastreios terá capacidade para 50 testes diários, mas vai passar para 150.

Os testes vão começar a ser realizados nesta segunda-feira, 20 de abril. Em primeiro lugar em lares de idosos e a todas as pessoas encaminhadas pelo Serviço Nacional de Saúde. Depois, este “drive-thru” vai funcionar para todos os que tenham prescrição médica para fazerem o teste a covid-19.

O autarca elogiou os barcelenses pela maneira exemplar que se têm comportado numa “fase tão difícil”, mas não deixou de criticar o incidente em Martim, clarificando de que aquilo não esteve relacionado com algum tipo de evento religioso da freguesia ou da paróquia.

Miguel Costa Gomes disse também que todos os interessados em fazer material de proteção deve contactar o município através do número 253 809 655 para que todos os produtos sejam certificados.