Ashley Tisdale completa esta quinta-feira, 2 de julho, 35 anos de idade. A atriz marcou toda uma geração com a icónica Sharpay Evans, em High School Musical.

Atriz, cantora, compositora. Cresceu aos olhos do mundo e muitos cresceram, também, acompanhados pelas suas personagens e com as músicas que interpreta com a infância como pano de fundo.

Ashley Tisdale em High School Musical

A carreira de atriz de Ashley Tisdale começou cedo, quando, com apenas oito anos, se estreou na Broadway com o musical Les Miserables. Dois anos mais tarde, embarcou no sucesso de Annie, outro musical. A voz de da atriz não passou despercebida e prendeu tanto as atenções que, com apenas 12 anos, cantou na Casa Branca para o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Maddie Fitzpatrick foi a primeira personagem marcante da artista. Entre 2005 e 2008, apaixonou o mundo da Disney com o papel de rececionista em Hotel Doce Hotel. Contudo, foi a irreverente Sharpay Evans que atraiu os holofotes. High School Musical atingiu o sucesso imediato e, ainda hoje, é recordado com carinho pelos fãs.

Anos mais tarde, a eterna Sharpay regressou com o spin off A Fabulosa Aventura de Sharpay (2011). A personagem, extremamente querida pelo público, é um dos grandes papéis da atriz e vai permanecer na memória de todos aqueles que cresceram com ela.

Foi também com High School Musical que a vertente musical despertou em Ashley Tisdale. Temas como What I’ve Been Looking For da saga de filmes da Disney atingiram o topo, impulsionando a carreira musical a solo. “Be Good To Me” foi o primeiro grande êxito da cantora.

Ashley Tisdale em Merry Happy Whatever

Muitos desconhecem, mas a voz da artista acompanha vários trabalhos que conquistaram o coração e a infância daquela que a chamamos Geração Z. Destacam-se Candace Flynn, de Phineas e Ferb, e a Camille Leon, em Kim Possible.

Não é fácil distanciar-se do rótulo de menina da Disney, quando se tem uma presença tão marcante como a de Ashley Tisdale.  Mas a carreira pós-Disney chegou. Com filmes como Imaginem Só (2008), Scary Movie 5 (2013) e Noite de Amadores (2016), a atriz foi moldando o seu próprio caminho e distanciando-se da imagem de menina que a Disney criou.

Contudo, a artista não esqueceu nunca o sítio de onde veio. Com o canal de Youtube, faz alguns covers em que traz duetos com antigos companheiros de High School Musical, como é o caso de Vanessa Hudgens e Lucas Grabeel. Mais recentemente, deu vida a Jenny Kenney, em Carol’s Second Act, e a Kayla, na série Merry Happy Whatever, da Netflix.

Ashley Tisdale revelou desde cedo o enorme potencial que tem. Celebra 35 anos de idade e quase 27 de carreira. Como atriz ou cantora, a artista ganhou desde cedo o carinho do público e continua a levar o seu talento a vários cantos do mundo.