Margot Robbie completa 30 anos esta quinta-feira, dia 2 de julho. A atriz australiana tem, de momento, um percurso curto, mas é uma das maiores apostas de Hollywood.

Margot Elise Robbie nasceu em Dalby, uma cidade de Queensland, na Austrália, a 2 de julho de 1990. Pouco se conhece acerca da vida pessoal da atriz, por isso da sua infância apenas se sabe que dividia o seu tempo entre a praia e o trabalho no terreno dos avós. Convicta da sua paixão e vontade de atuar, aos 17 anos mudou-se para Melbourne de forma a encontrar mais oportunidades.

Once Upon a Time in Hollywood, Margot Robbie

Após alguns anúncios publicitários ocasionais, a atriz conseguiu, finalmente, um papel maior. Em 2008, entrou na comédia australiana Neighbours. Contudo, rapidamente isso lhe pareceu também insuficiente e, em 2010, decidiu deixar a série para tentar a sua sorte em Hollywood. Aqui, conseguiu um papel de maior importância na série americana Pan Am (2011).

Rapidamente, Margot Robbie entrou em algo maior e acabou por conseguir um papel que deu uma reviravolta à sua carreira, com o filme O Lobo de Wall Street (2013).  Apesar de não ter sido protagonista, a sua performance chamou bastante à atenção em Hollywood e projetou-a notoriamente. Acumulou alguns prémios como o Empire Award na categoria de Melhor Revelação Feminina, bem como mais algumas nomeações na mesma categoria.

Após o grande sucesso da sua performance no filme em que contracena com Leonardo DiCaprio, as propostas não pararam de aparecer e a sua carreira não parou de crescer até hoje. Em 2015, conseguiu um papel de protagonista em Focus e em 2016 iniciaou a sua era como Harley Quinn em Esquadrão Suicida. Em 2020 chegou, inclusive, a ser protagonista do filme Birds of Prey, na pele da mesma personagem.

Birds of Prey, Margot Robbie

O percurso da atriz tem sido, até agora, bastante consistente, na medida em que todos os papéis pelos quais é conhecida são muito aclamados pela crítica. Destacam-se Eu, Tonya (2017), o seu desempenho enquanto Rainha Elizabete I em Maria, Rainha dos Escoceses (2018) e enquanto Sharon Tate em Era uma vez… em Hollywood (2019). A estes papéis junta-se ainda sua presença em Bombshell – O Escândalo (2019), que lhe chegou a valer uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz Secundária.

Margot Robbie surpreende não só pela sua beleza incontestável, mas também pelas suas interpretações exímias em filmes de registos bastante diversificados. A atriz australiana é prova de que a ambição bem canalizada pode dar frutos e de que, aos 30 anos, não é tarde para ser “a nova promessa de Hollywood”.