A cerimónia visou o reconhecimento do esforço de todos aqueles que participaram ativamente na manutenção das atividades marinhas durante o surto do coronavírus.

O Município de Viana do Castelo acolheu um seminário digital sobre o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, este sábado. A conferência reuniu a presença do Presidente da Câmara de Viana do Castelo, o Júri Excellens Mare, além dos líderes mundiais da Economia Azul.

Idealmente, a capital do Alto Minho seria a anfitriã da Gala Excellens Mare, promovida pela PwC Portugal. Contudo, devido aos constrangimentos causados pela pandemia do coronavírus, optou pela organização de uma sessão online. O objetivo foi reconhecer o “mérito nas atividades do mar e dos rios enquanto fundamentais para o recomeço de um novo ciclo de desenvolvimento sustentável”.

A cerimónia pretendeu salientar o empenho daqueles que “reforçaram o seu trabalho na linha da frente do combate aos efeitos da pandemia”. Tal conseguido através da manutenção ativa do transporte marítimo, da produção alimentar marinha e do fornecimento de energia offshore. Em destaque estiveram também “as condições de comunicação por cabos submarinos, a investigação científica” e a defesa marinha, segundo consta no comunicado.

Os Prémios Excellens Mare caracterizam-se como “um contributo de referência, em Portugal e no Mundo, no reconhecimento da excelência e do mérito nas atividades do Mar”. A PwC considera este reconhecimento “fundamental” para o desenvolvimento da Economia Azul em Portugal e no Mundo.