A Câmara Municipal de Caminha anunciou, esta quinta-feira, a realização de um evento drive-in no habitual recinto do festival de Vilar de Mouros.

Esta quinta-feira, Caminha tornou público o Programa Cultural Verão 2020, que prevê a realização de eventos culturais como o Artbeerfest, a Feira Medieval e o Drive-In Vilar de Mouros. Este último consiste numa série de espetáculos de música, cinema e stand-up comedy, não esquecendo a programação infantil, em que ninguém sairá do carro, a não ser para zonas premium (em frente ao palco e nos camarotes). A iniciativa irá decorrer nas mesmas datas em que se realizaria o festival: 24 a 29 de agosto.

Adaptado às recomendações sanitárias, o programa pretende manter a vertente cultural do concelho. Miguel Alves, presidente da autarquia caminhense, salienta o objetivo de “resgatar a cultura” para o concelho e “mostrar que Caminha é um destino de confiança”, apelando para que as pessoas saiam à rua.

“Nós temos de abrir as portas das nossas casas; abrir as portas das nossas lojas, dos nossos hotéis e abrir as nossas ruas. É isso que vamos fazer com a programação cultural: lançar atividades, promover o nosso território, dar conteúdos às pessoas que vêm visitar o nosso território e atrair as pessoas para aqui estarem dentro das condições da DGS”, acrescenta o autarca.

Miguel Alves manifesta o apoio da autarquia às festas religiosas – Romaria de São João d’Arga, Festa de Nossa Senhora da Bonança, Santa Rita de Cássia, São Bento e Nossa Senhora ao Pé da Cruz – destacando ainda as comemorações do 96.º aniversário da elevação de Vila Praia de Âncora, no dia 8 de julho, data que será assinalada com o espetáculo “Centenário de Amália Rodrigues”, a ter lugar no Cineteatro da vila pelas 21h30.

Num formato mais reduzido, vão ter lugar eventos como a Arte na Leira (Casa do Marco, Arga de Baixo, entre 20 de julho e 23 de agosto) e a Feira Medieval, no dia 24 de julho, com a iniciativa Caminha Medieval “A organização do exército do rei em finais da Idade Média – algumas notas sobre o contributo de Caminha”. Por sua vez, no dia 25 de julho, Dia de Santiago, terá lugar uma caminhada com o historiador Joel Cleto.