Os objetivos passam pela divulgação e valorização da Cirurgia da Hérnia e da Parede Abdominal.

A recém-criada Sociedade Portuguesa da Hérnia e Parede Abdominal é presidida pela médica especialista em Cirurgia Geral no Hospital de Braga, Sónia Ribas. O objetivo é promover a entrada de Portugal na “era moderna” deste tipo de cirurgias.

Em comunicado enviado pela nova sociedade, assinado pela cirurgiã, sublinha-se que Portugal está a “assistir a uma crescente especialização em diferentes áreas da Cirurgia Geral”. Assim sendo, a Cirurgia da Hérnia e da Parede Abdominal “não é uma exceção”.

Segundo Sónia Ribas “nos últimos anos, esta é uma das áreas que tem apresentado uma maior evolução, devido a constantes avanços técnicos e tecnológicos aplicados neste tipo de cirurgias”.

O mesmo comunicado refere que esta sociedade nasce “da necessidade de uma atenção mais dedicada a esta área”.  A médica do Hospital de Braga defende que é preciso haver “promoção da formação, atualização científica e da qualidade assistencial oferecida ao paciente numa patologia tão frequente”.

“Somos um grupo jovem e motivado, que exerce a sua atividade em hospitais distribuídos pelas diferentes zonas em Portugal. Pretendemos desenvolver uma abordagem especializada e multidisciplinar da Cirurgia da Hérnia e da Parede Abdominal. Estamos disponíveis para colaborar com todos os profissionais e sociedades científicas da área da Cirurgia Geral ou de outras áreas com interesse nesta temática, que manifestem essa vontade”, clarifica Sónia Ribas.