O ranking publicado esta terça-feira coloca a Universidade do Minho entre as 500 melhores instituições de ensino superior em todo o mundo.

No Academic Ranking of World Universities, as universidades são classificadas por vários indicadores de desempenho acadêmico ou de pesquisa. Isto inclui ex-alunos e funcionários que tenham vencido prêmios Nobel e medalhas, investigadores altamente citados, artigos publicados na Nature and Science, entre outros.

Para cada indicador, a instituição com a pontuação mais alta recebe 100 pontos e as outras instituições são calculadas como uma percentagem da pontuação máxima. As pontuações de cada indicador são ponderadas para chegar a uma pontuação geral final. A classificação de uma instituição reflete o número de instituições acima dela.

O Ranking de Shanghai publicou, esta terça feira, os resultados do Academic Ranking of World Universities 2020. Estes colocaram a UMinho entre as 500 melhores instituições de ensino superior de todo o mundo e na 3ª posição entre as universidades portuguesas. Tal acontece pelo menos desde 2017.

Este ranking é o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais. Utiliza um conjunto de seis indicadores independentes para avaliar mais de 2000 universidades, nas suas dimensões de ensino e investigação.