Apesar das grandes dificuldades passadas por artistas na quarentena, Carolina Deslandes e Jimmy P produziram um EP inspirado nesse período causado pela Covid-19. Mercúrio é composto por cinco músicas emocionais que contam histórias sobre várias fases que um casal atravessa, e onde o Hip Hop e a balada se cruzam.

“Don’t Let Me Down” inaugura o projeto, abordando o amor e o sentimento de entrega a uma pessoa. Contudo, todos já passamos por situações em que as pessoas mais improváveis acabaram por desiludir. Nesta faixa, Jimmy P e Carolina Deslandes pedem para não serem desiludidos enquanto que se entregam cegamente a esta pessoa. É muito simplista, pelo que as vozes prevalecem.

contracoutura.pt

A viagem de uma relação continua, e muitas vezes tens paragens, algumas delas no quarto. Em “Jogo Sujo” o quarto simboliza a intimidade entre um casal e aquilo que cada um pode proporcionar ao outro. Os artistas juntam-se num Rap um pouco inocente sobre como a entrega emocional da música anterior se transforma na entrega física.

A vontade e o receio de sair à rua durante a quarentena é abordado em “Ruas Da Cidade”. É um boa forma de recordar o momento agridoce em que descobrimos que teríamos de ficar em casa durante tempo indefinido. As saudades foram algo difícil de ultrapassar e os artistas mostraram que as coisas mais simples passaram a ser as mais valorizadas.

Não é todos os dias que nos sentimos bem e capazes de enfrentar o mundo. “Leva-me A Casa”  fala desses momentos em que tudo o que queremos e precisamos é de alguém que nos abrace e nos dê conforto, sem julgar ou questionar. A grande diferença desta para as restantes faixas é a ausência do Rap, característico de Jimmy P, pois ambos cantam. Apesar de ser um estilo aproximado ao de Carolina Deslandes, é algo pouco normal para Jimmy P, daí ser tão especial.

Nem todas as relações acabam com os dois juntos. “Dizer Adeus” é sobre uma separação. Os artistas fazem uma retrospetiva daquilo que foram outrora. Agora ambos se conformaram com o facto que a relação não tem pernas para andar tendo entrado numa espera pelo momento em que um irá despedir-se definitivamente.

Numa viagem tão curta ouvimos músicas sobre situações bastante diferentes. Um projeto realizado em parte à distância traz cinco músicas excecionais com as quais todos se conseguem relacionar. Mercúrio tem uma beleza especial, não só pela simplicidade e realidade transparecida, mas também pela forma como as vozes dos artistas combinaram.