A programação conta com atividades nas diferentes vertentes artísticas.

O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, retoma a atividade no mês de setembro, depois da interrupção das suas atividades devido à pandemia da Covid-19.  A programação inicia-se com o Jazz ao Largo, do dia 9 ao 13, mas estende-se, além da música, à fotografia, ao teatro e ao cinema.

Juntamente com o Jazz ao Largo vem uma exposição de fotografia, intitulada “20 olhares sobre o jazz”, de João Sousa e Miguel Estima, e que estará presente no interior do Theatro Gil Vicente.  Ainda no dia 9, pelas 22h00, poderá ser assistido o filme Kansas City, no Largo Dr. Martins Lima. O filme será exibido em parceria com o Cineclube Zoom.

O Largo Dr. Martins Lima irá encher-se com os sons do jazz. No dia 10 pode-se ouvir o Quarteto Mário Barreiros, seguido por Michael Lauren Trio, no dia 11, e por fim João Barradas, no dia 12. Todos os concertos têm início às 22h00 e a entrada é gratuita. A música continua no dia 25 com a atuação de Francisco Primeiro & Os Algazarra, às 22h00, com um custo de 3 euros.

O dia 12 começa no Theatro Gil Vicente, às 11h00, com o Workshop Tatabitato para crianças dos 0 aos 4 anos de idade. A vertente educacional estende-se ainda aos graúdos que, no mesmo dia, poderão assistir ao Workshop de “Improvisação + Concerto de Peter Evans”, às 15h00 e às 17h00, no Salão Nobre. Nos Claustros da Câmara Municipal, há ainda lugar para uma conversa com Rodrigo Amado Trio, pelas 16h00, seguido de um concerto, às 17h00.

Na sexta-feira seguinte, dia 18, é a vez do teatro se instalar em Barcelos, às 21h30,com a peça “As Troianas”, apresentada pela Companhia de Teatro de Braga (CTB), e que tem um custo de 3 euros. Também as Produções Fora de Cena trazem a Barcelos a peça que marca os 50 anos de carreira de Carlos Areias intitulada “Quero Voltar Prá Ilha”, no dia 19, às 21h30. A vertente do teatro prolonga-se até ao dia 20 com o Teatro de Marionetas de “A Fada Oriana”, às 16h00. No dia 26, às 21h30, pode também ser assistida a peça “Os Raposos”, do Teatro de Balugas, que tem o custo de 2,50 euros.

O cinema marca também presença na programação com a exibição de dois filmes, exibidos no Largo Dr. Martins Lima, às 21h30, e com entrada gratuita. No dia 15, pode-se assistir ao filme “As Maravilhas de Montfermeil”, de Jeanne Balibar, e, no dia 29, ao filme “Nuestro Tiempo”.