A sétima edição do Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga estava prevista para ser realizada nos próximos dias 5 e 6 de dezembro.

O Município de Braga decidiu cancelar o evento, após reunião da Comissão Organizadora. Esta foi já convocada com o propósito de discutir a viabilidade da realização da edição deste ano do Concurso de Bandas Filarmónicas. O cancelamento deve-se à tendência de agravamento da situação pandémica provocada pela Covid-19.

Para a vereadora da Cultura, Lídia Martins, esta foi a “melhor solução” face à situação atual e que se prevê prolongamento até o próximo inverno. “A Comissão Organizadora tomou esta decisão, após a devida ponderação e em nome da defesa intransigente da saúde de todos os participantes. Isto devido ao número elevado de pessoas que uma organização deste género implica”, sublinha a responsável.

Assim, o Concurso de Bandas Filarmónicas fica agendado para os dias 27 e 28 de novembro de 2021. As bandas que já tinham confirmado a sua inscrição nesta edição do Concurso de Bandas ficam com direito de opção para se inscreverem na edição do próximo ano.

Os objetivos deste evento passam por dinamizar a atividade das bandas filarmónicas, projetar o trabalho realizado enquanto instituições de formação musical e dar-lhes visibilidade junto das comissões de festas de todo o país. Às bandas galardoadas é garantida a participação no ano seguinte.