O lema da celebração deste ano, que vai decorrer online, é “A Igualdade é Diversidade”.

Este sábado, dia 24 de outubro, o município de Guimarães celebra o Dia Municipal para a Igualdade. Com o objetivo de sensibilizar a população para a temática da igualdade de género, a celebração será adaptada ao tempo de pandemia.

Em comunicado à imprensa, o município explica que o Espaço Municipal para a Igualdade (EMI) elaborou um programa adequado ao estado atual de pandemia, de forma a garantir a segurança de todos os intervenientes e do público alvo, sem descorar a importância desta temática.

O programa, que decorre este fim de semana, inclui várias iniciativas online, com a divulgação de uma mensagem da conselheira municipal para a igualdade e vereadora da ação social, Paula Oliveira, que recebeu esta sexta-feira o prémio Viver em Igualdade 2020/2021. Na página de Facebook do Projeto Tabu!, foram apresentados vídeos com monólogos do projeto.

Para domingo, está planeada a publicação de um vídeo alusivo à igualdade de género, pela Associação Movimento Democrático das Mulheres (MDM), bem como algumas reflexões acerca da temática referida.

O município de Guimarães foi, pela segunda vez, distinguido com o prémio Viver em Igualdade, no âmbito da iniciativa da Comissão para a Igualdade de Género (CIG).