A parceria resulta da estratégia de vacinação descentralizada em postos de proximidade à comunidade que foi proposta pela ULSAM aos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo.

A partir de 19 de outubro, as Juntas de Freguesia de Viana do Castelo vão transformar-se em postos de vacinação contra a gripe sazonal. Segundo o município, a medida surge da necessidade de “aliviar a pressão sobre os três centros de saúde do concelho” e “evitar que a população mais idosa e vulnerável tenha de se deslocar” aos espaços.

Para isso, o município encontra-se a reunir com as 27 Juntas e Uniões de Freguesia “para operacionalizar uma medida que será alargada a todos os centros de saúde do Alto Minho, definindo locais, horários e as regras de higiene e segurança que têm de ser observadas”. Foi já avançado que a vacina contra a gripe será administrada pelas equipas de enfermagem da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

O vereador com o pelouro da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, refere que a iniciativa pretende chegar “o máximo de cobertura à população abrangida”. Sendo assim, foi também lançada uma Linha de Apoio Municipal de Vacinação, através do telefone 258 819 310 a população pode submeter a sua inscrição para os postos de vacinação.