AAUM conta com mais de dez medalhas nos últimos três anos na modalidade.

A Universidade do Minho foi palco do Campeonato Nacional Universitário de Xadrez de equipas mistas, que decorreu de 16 a 20 de Novembro. A Associação Académica da Universidade do Minho finalizou a competição no segundo lugar e foi apenas batida pela Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Os alunos da Universidade do Minho, Guilherme Borges, que frequenta o doutoramento em Engenharia Industrial e Sistemas; Daniela Pereira, estudante de Engenharia Informática e Tiago Almeida, docente do mestrado em Finanças, e Inês Silva, aluna de Medicina, compuseram a equipa da AAUM. No primeiro jogo, os representantes da academia minhota venceram por 3-1 a Associação de Estudantes do ISCTE. Na segunda ronda, perderam com a Associação Académica da Universidade de Aveiro que, em cinco rondas frente aos minhotos, ganhou três e empatou duas.

A prova foi disputada presencialmente, tendo em conta as normas impostas pela DGS. Na primeira semana de competições nacionais universitárias, realizaram-se, ainda, os CNU´s de Badminton e de Ténis de Mesa.