O compromisso vem no seguimento da reunião entre a embaixadora de França em Portugal e a vereadora vimaranense para a Educação.

Aproximar França e Portugal através do reforço da língua francesa junto dos jovens. Esta foi a proposta apresentada esta quarta-feira à Câmara Municipal de Guimarães pela embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin.

Em reunião com a vereadora vimaranense para a Educação, Adelina Pinto, a embaixadora destacou o projeto-piloto de divulgação do idioma francês para alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Esta é uma iniciativa que conta com o apoio da fundação Alliance Française, representada por Fabrice Lachize.

A representante francesa manifestou também a sua admiração por Guimarães, salientando o dinamismo da cidade. Florence Mangin deu ênfase ainda à atenção do Município para as questões da igualdade de género e da luta contra a violência das mulheres.

Neste âmbito, de salientar que a Câmara Municipal de Guimarães tem em vista a abertura de um gabinete de apoio a vítimas de violência doméstica. Neste sentido, o Município está em vias de estabelecer um protocolo com os hipermercados ELeclerc e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que estão a promover a iniciativa a nível nacional.