No passado dia 22 de dezembro, Matheus, da dupla sertaneja Lucas e Matheus, faleceu devido a complicações da Covid-19. O brasileiro de 57 anos apresentou sintomas do novo coronavírus após ter visitado Portugal na primeira semana de dezembro.

Juntamente com o irmão, Lucas, criou uma das duplas de música sertaneja mais amadas em Portugal. Começaram a sua carreira na cidade Presidente Prudente, em 1993. Nesse mesmo ano, deslocaram-se para Lisboa, onde deram a oportunidade a António Lopes, empresário na gravadora portuguesa Vidisco, de gerir a sua carreira. No ano seguinte, lançaram o primeiro álbum, Palavras ao Vento.

musica-portuguesa.com

O Duo Romântico, como são conhecidos, foi extremamente popular nos anos 2000 no mercado europeu, em particular em Portugal e países com um grande número de imigrantes portugueses. Apesar de serem brasileiros, os dois irmãos lançaram apenas 4 álbuns no Brasil através da Sony Music Brasil e Movieplay.

No total, Lucas e Matheus apresentaram ao público 20 álbuns, dos quais 10 foram distribuídos pela Vidisco. No ano de 2004, o contrato com a editora expirou e assinaram com a Espacial, ainda que tenham lançado compilações com primeira gravadora. O último álbum foi lançado em 2016.

Foi uma carreira de imenso sucesso, o que se comprova pelos 10 discos de ouro, 5 de prata e 3 de platina que conquistaram em Portugal. A dupla contou com 25 anos de uma carreira de alegria, que chegou ao fim com o trágico falecimento de Edilson da Silva Rodrigues, mais conhecido por Matheus, vítima da Covid-19.