Esta é a segunda vez, em 24 anos, que Viana do Castelo vai ser o palco da entrega do troféu.

O Centro Cultural de Viana do Castelo vai receber, no dia 13 de Setembro, a 24.ª Gala dos Troféus “O Minhoto”. Depois de em 2020, devido à pandemia da covid-19, ter decorrido de forma remota sem gala, o evento, que pretende reconhecer e premiar publicamente atletas, clubes, treinadores, árbitros e dirigentes desportivos que se tenham evidenciado dos distritos de Braga e Viana do Castelo, vai regressar ao modelo presencial, apesar das limitações.

Vão ser atribuídos 28 troféus a atletas de cerca de vinte modalidades. Além disso, a gala também vai contar com premiações nas categorias de treinador, árbitro, dirigente, revelação, consagração, desporto escolar, clube fomento desporto jovem, evento desportivo, grande prémio do júri individual e grande prémio do júri coletivo. Estão nomeados, no total, 86 candidatos.

Segundo Cristina Torres, da Direnor, empresa que organiza o evento em parceria com os municípios, está prevista a presença de cerca de 400 pessoas. Numa conferência de imprensa nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a responsável acrescentou ainda que a organização vai alterar, em próximas edições, a data do evento.

A entrega do troféu, que costuma ocorrer no primeiro trimestre, referente ao ano civil anterior, “vai passar a ter lugar sempre no último trimestre de cada ano e referente não ao ano civil mas à época desportiva”, revelou Cristina Torres. A par da Gala, mantém-se a edição de uma revista, com distribuição gratuita, na qual se faz uma caracterização da atividade desportiva nos concelhos abrangidos.

Esta é a segunda vez, em 24 anos, que a cidade de Viana do Castelo vai ser o palco da entrega do troféu. A última premiação em terras vianenses ocorreu em 1998, na segunda edição, no Castelo de Santiago da Barra.