De volta à histórica arena Barclays Center de Nova Iorque, a 40º cerimónia dos MTV Video Music Awards ocorreu na madrugada desta segunda-feira. Entre os mais premiados, Olivia Rodrigo, Lil Nas X, Justin Bieber e BTS lideraram nas conquistas da maior gala à escala global.

Repleto de personalidades vigorantes da indústria musical, este evento celebra os maiores talentos numa entrega de mais de vinte prémios. O videoclipe “MONTERO (Call Me By Your Name)” do rapper Lil Nas X recebeu o prestigiado prémio Vídeo do Ano, o expoente máximo da festividade. A cantora Pop Olivia Rodrigo arrecadou o maior número de prémios da noite, nomeadamente, Música do Ano, Melhor Artista Revelação e Performance Push do Ano.

pitchfork.com

Iniciada por uma narrativa emocionante sobre a carreira de Madonna, a Rainha do Pop abriu a intergaláctica celebração do ano. Sem limites, os VMAS presentearam os fãs com uma reunião de performances inéditas que exploraram diversos estilos musicais. Galardoado com Artista do Ano e Melhor Pop, Justin Bieber inaugurou os palcos num regresso acompanhado pela estreia do artista The Kid LAROI. Adicionalmente, sucederam mais atuações ao vivo, entre as quais, de Kacey Musgraves, twenty one pilots, Ed Sheeran, Camila Cabello, Shawn Mendes, Chlöe Bailey, Ozuna, Busta Rhymes, Machine Gun Kelly e Travis Barker.

Em destaque, Lil Nas X prendeu a audiência numa febre prisional cor-de-rosa com a colaboração do rapper Jack Harlow, a cantora Normani interpretou “Wild Side”, em honra à icónica Janet Jackson, numa coreografia intensa e Alicia Keys vocalizou o novo tema “LaLa” com o rapper Swae Lee, finalizando com uma harmonização emocionante do clássico “Empire State of Mind” a piano.

Altamente antecipado, Doja Cat – primeira apresentadora na história da gala, simultaneamente, performer, nomeada e vencedora de Melhor Colaboração com SZA –, brindou os espectadores com momentos de humor e roupas excêntricas, inesperadas e cheias de personalidade. Com uma atuação orquestral de duas músicas do projeto discográfico Planet Her, a artista norte-americana triunfou num ousado ambiente cinematográfico rodeado por feixes celestiais de luz.

Entregue por Billie Eilish, congratulada com Vídeo pelo Bem e Melhor Latino, a banda Rock Foo Fighters alcançou a honrada premiação Icon Global, inaugurada na edição do ano anterior em homenagem a Lady Gaga. Com presenças lendárias de Cyndi Lauper, Jennifer Lopez, Billy Porter e Avril Lavigne, é de salientar, a título de curiosidade, a primeira representação de nacionalidade brasileira pela cantora Annita. Sempre com os maiores talentos do momento, os MTV Video Music Awards encerram, assim, quatro décadas únicas e inesquecíveis.

 

Confira os vencedores na galeria: