O ator, argumentista e comediante, Adam Sandler, celebra esta quinta-feira, 9 de setembro, 55 anos. Associado a filmes como Embriagado de Amor (2002), A Minha Namorada Tem Amnésia (2004), Miúdos e Graúdos (2010) e Diamante Bruto (2019), Sandler é uma das celebridades com maior património líquido em Hollywood.

Nascido neste dia em 1966, em Nova Iorque, Adam Richard Sandler começou a sua carreira a atuar em clubes de comédia com apenas 17 anos. Ainda durante a sua jornada universitária, Sandler estreou-se na televisão em The Cosby Show (1987), mas foi no Saturday Night Live (1975 – ) que ganhou maior reconhecimento. Começou por escrever sketches de comédia para o programa em 1991, mas um ano depois era já integrante do elenco regular do SNL, do qual fez parte durante 5 anos.

O primeiro papel de protagonista de Adam no grande ecrã chegou com Um Milionário na Escola (1995), onde foi também um dos argumentistas. No ano seguinte, da mesma forma, o ator escreveu e protagonizou O Maluco do Golfe (1996). As duas personagens escritas e interpretadas por si nestes filmes – Billy Madison e Happy Gilmore, respetivamente – vieram, em 1999, a dar nome à sua própria produtora, Happy Madison.

Até ao final da década de 90, Sandler foi ainda protagonista em À Prova de Bala (1996), Um Casamento Quase Perfeito (1998), O ‘Águas’ (1998) e Um Pai à Maneira (1999). Contudo, foi após o virar do milénio que o público pôde assistir a uma das melhores performances da carreira do ator, na comédia dramática Embriagado de Amor (2002). Adam Sandler interpreta um homem solitário que odeia a sua vida e que é constantemente maltratado por quem o rodeia, mas que tenta finalmente quebrar a rotina em que vive. O filme garantiu-lhe o prémio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gijón.

O seu seguinte sucesso chegou em 2004 com A Minha Namorada Tem Amnésia, onde Sandler faz o papel de um homem cuja namorada sofre de amnésia a curto prazo e que todos os dias tem de a reconquistar como se não se conhecessem. Ainda em 2004, protagonizou Espanglês, uma comédia dramática em que o seu desempenho foi também elogiado.

Nos anos que se seguiram, Sandler trabalhou sobretudo em comédias do género a que sempre nos habituou, com histórias e personagens simples e um humor leve e ligeiramente infantil. Destacam-se títulos como Click (2006), Não Te Metas Com o Zohan (2008), Miúdos e Graúdos (2010) e Jack e Jill (2011). Curiosamente, com este último ganhou os prémios de Pior Ator e Pior Atriz nos Golden Raspberry Awards, visto que o ator interpreta uma personagem masculina e uma feminina no filme.

A sua redenção chegou em 2017 com The Meyerowitz Stories (New and Selected), uma comédia dramática de Noah Baumbach. Mais uma vez, ao afastar-se do típico género de comédia, Sandler recebeu diversos elogios pela sua atuação. O mesmo aconteceu dois anos depois em Diamante Bruto (2019). Abraçando completamente o género dramático, entregou ao público a que é considerada, sem grande sombra para dúvida, a melhor performance de sempre do artista. Sandler traz ao ecrã Howard Ratner, um vendedor de joias com um vício de apostas e que faz a aposta da sua vida para tentar pagar as dívidas.

Em 2020, assinou um contrato milionário com a Netflix para fazer quatro filmes através da sua produtora. O primeiro, Hubie Halloween (2020), já pode ser visto na plataforma de streaming. Assim, com quase 35 anos de carreira, Sandler participou em mais de 50 filmes como ator e tem créditos de argumentista em quase 20 longas-metragens.

Para além da carreira no cinema, entre 1993 e 2004 lançou também cinco álbuns de comédia, o primeiro dos quais – They’re All Gonna Laugh At You (1993) – foi nomeado para um Grammy. Em 2018, voltou ao stand-up com o lançamento de 100% Fresh na Netflix.

O valor de Sandler como ator tem sido frequentemente questionado ao longo da sua carreira, no entanto, as suas performances dramáticas são a prova de que o talento não escasseia em si. Muitos consideram um desperdício prender-se às comédias ridículas, mas o sucesso que estas lhe trouxeram é incontestável. Atualmente, é casado com a atriz Jackie Titone e tem duas filhas de 12 e 15 anos.