Lili Pauline Reinhart completa esta segunda-feira, dia 13 de setembro, o seu 25º aniversário. A atriz ficou reconhecida mundialmente pelo seu papel de Betty Cooper na série televisiva da The CW, Riverdale (2017-).

Lili é uma atriz norte-americana nascida em Cleveland, Ohio, e é filha de Amy e Daniel Reinhart, tendo duas irmãs, Tess e Chloe Reinhart. Desde pequena que se interessa pelas artes da representação, o que fez com que frequentasse aulas de dança durante 10 anos e participasse em diversos teatros musicais. Aos 14 anos, agenciou-se em Los Angeles e todos os meses viajava para lá para fazer castings em busca de projetos de trabalho. Com 18 anos, acabou por se mudar para Los Angeles, de forma temporária. Mais tarde retornou a Cleveland e voltou a Los Angeles de forma permanente.

Começou a sua carreira em 2010 na curta-metragem For Today e foi participando em outros projetos independentes. Até ao seu grande papel, protagonizou os filmes Lilith (2011), Not Waving But Drowning (2012), Forever’s End (2013), Gibsonburg (2013), Os Reis do Verão (2013), The Good Neighbour (2016) e Miss Stevens (2016).

Em 2011, a atriz fez uma participação especial em Lei & Ordem: Unidade Especial com a personagem de Courtney Lane num dos episódios. Adicionalmente, em 2014, interpretou Heather em seis episódios da série de comédia televisiva Surviving Jack.

Finalmente, foi em fevereiro do ano de 2016 que Lili foi escolhida para representar Betty Cooper na série de drama adolescente Riverdale. A personagem é uma adolescente estudiosa, pertencente ao jornal da escola, com imensas capacidades para resolver os crimes que acontecem na sua cidade. Na série televisiva, a atriz foi responsável pela interpretação de vários temas musicais, tendo a canção “Mad World, cantada juntamente com outros membros do elenco, ganho um enorme reconhecimento e passado em diversas rádios internacionais.

Com o protagonismo na série seguiram-se projetos na área do cinema e como modelo em capas de revista. No cinema, protagonizou ao lado de Constance Wu, Jennifer Lopez, Keke Palmer, Lizzo, Cardi B e outros artistas, o filme Ousadas e Golpistas (2019). Em 2020, fez par romântico com o ator Austin Abrams na longa-metragem Chemical Hearts. Nesta produção, Lili dá vida a Grace Town, uma jovem que sofreu um acidente de viação no qual ficou gravemente ferida e perdeu o seu namorado, tendo mudado para a escola de Henry Page (Austin Abrams).

Lili é defensora de imensas causas sendo elas: Black Lives Matter, tendo feito vários diretos nas redes sociais com ativistas negros, e da causa LGBTQI+, tendo, em 2020, ganho coragem de se assumir como bissexual. A atriz sofre de depressão e ansiedade e é simpatizante e apoiante de causas relacionadas com a saúde mental, fazendo publicações constantes sobre o assunto e encorajando jovens de todo o mundo a procurarem ajuda em casos necessários.

A atriz saiu vitoriosa de variadíssimos prémios dos Teen Choice Awards, dois deles em conjunto com o seu parceiro no ecrã, e na altura, na vida real, Cole Sprouse, de Melhor Beijo e Melhor Ship. Com a sua carreira em ascensão, Lili Reinhart mostra-se um exemplo para os mais novos de como através das adversidades se conseguem atingir grandes feitos. Aos 25 anos, Lili conta já com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram e com um projeto reconhecido a nível mundial no currículo.