A Universidade do Minho é a primeira instituição de Ensino Superior a ser contemplada.

O departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) foi distinguido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com a Bandeira da Ética. O departamento de Desporto e Cultura dos SASUM passa assim a fazer parte de uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem neste âmbito.

A candidatura foi feita no mês de abril, com base num conjunto de iniciativas e projetos desenvolvidos pelo departamento durante os últimos anos. Estes projetos visavam a promoção da ética desportiva e dos valores no desporto.

A Bandeira da Ética é uma iniciativa do IPDJ, levada a cabo no âmbito do Plano Nacional da Ética no Desporto. Esta Bandeira é dirigida a todas as entidades que pretendam ser reconhecidas e certificadas pelo trabalho no que toca à promoção dos valores éticos através do desporto.

A entrega da Bandeira em formato físico vai ser anunciada em breve. A data vai ser acordada entre a Direção Regional do Norte do IPDJ e a Universidade do Minho.