O Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) esteve, no passado fim-de-semana, em Viana do Castelo e, em Setembro ruma a Braga para mais uma edição. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) foi o movimento associativo escolhido para organizar o próximo encontro, que decorrerá nos dias 9 e 10 de Setembro, no campus de Gualtar.

Neste encontro, debateram-se temas como a organização do ensino superior e os níveis de ação social praticados. Foi dado destaque ao abandono escolar que, para os movimentos associativos, é um dos pontos que deve ter maior expressão no panorama do ensino em Portugal. O objetivo é que, em parceria com as instituições, seja elaborado um relatório anual que dê conta desta realidade, com vista à recompensação das instituições que mais lutam para a reduzir.

Os temas em debate nestes encontros relacionam-se com aquelas que são as principais preocupações e problemas apontados pelos alunos universitários portugueses. O desemprego jovem, assim como a criação de um plano de rentabilização dos serviços de ação social e a reorganização das ofertas formativas foram alguns dos assuntos abordados.

Na reunião realizada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi também escolhido o novo representante para o concelho coordenador do ensino superior. Xavier Vieira, presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAV) foi o eleito para o cargo. Em declaração ao Jornal online da UA (Universidade de Aveiro), Xavier assume-se como “o representante de todos os estudantes do ensino superior nacional universitário”.