Colisão de dEUS com o público prova-se novamente ideal PDF Imprimir e-mail
Ontem, dia 21 de Outubro, o Teatro Sá da Bandeira encontrava-se perto da lotação máxima, com apenas 70 bilhetes por vender. Assistiu-se a uma noite de rock, que os dEUS tão solenemente nos tem vindo a habituar. Já tocaram por terras lusas mais de dez vezes, não sendo de estranhar que o público tenha sido gracejado com uma grande dose de bom humor e alegria por parte de Tom Barman e os músicos.

deussadabandeira_ricardoalmeida.jpg 
Tom Barman, vocalista dos dEUS. Foto: Ricardo Almeida 

 Um concerto intimista e acolhedor. A atitude presenciada no Porto era assumidamente relaxada, fazendo-se sentir uma empatia só costume com bandas locais, em bares de ambiente aconchegado e familiar.  Contudo, a actuação nunca foi desprovida de profissionalismo, percebendo-se o afinco com que todos se dedicaram a presentear o público com temas saídos de toda a sua discografia. Afinal de contas, tratam-se de músicos com mais de década e meia de estrada, tendo a força necessária para o provar que a experiência aliada à destreza só pode dar bom resultado.

Os dEUS incendeiam e brincam com o público, tendo já a mestria e consistência necessária para um concerto de nível. Talvez sirva para apagar as memórias tão faladas de um certo concerto no Sudoeste, antes do hiatus em 2000.

deussadabandeira2_ricardoalmeida.jpg 
A banda dEUS. Foto: Ricardo Almeida 

Com uma passagem por novas músicas e pelos clássicos incontornáveis, como “Roses”, “Suds & Soda” e “Instant Street”, à qual o público reagiu instantaneamente ao primeiro acorde, conseguiram dar um grande espectáculo, notando-se reacções efusivas não só nestes temas, mas também em alguns do mais recente “Vantage Point”. Canções como “The Architect” ou  “Slow” colocaram a plateia aos saltos, provando que a veia criativa de Tom Barman ainda continua em alta.

A importância de todos os elementos da banda provou-se nas saídas para o poço do Teatro e nas linhas de Alan Gevaert (baixista), nas vocalizações e licks de Mauro Pawlowski (guitarrista), nos fills de Stéphane Misseghers (bateria) e nos toques de violino e teclas de Klaas Janzoons (teclista\violinista). Existe uma musicalidade inerente a estes cinco músicos perfeitamente palpável, resultando no ambiente festivo e de culto que se fez sentir, quase que brindando o público com um “Olá, estamos de volta” subentendido pelo próprio à vontade destes belgas.

A banda Pontos Negros abriu o concerto, conseguindo aquecer substancialmente as hostes. Velejadores de um pop rock moderado, apresentaram o seu primeiro álbum de longa duração, denominado “Magnífico Material Inútil”. 

 

22/10/2008
Maria João Neves





Digg!Reddit!Del.icio.us!Google!Live!Facebook!Slashdot!Netscape!Technorati!StumbleUpon!Spurl!Newsvine!Blinklist!Furl!Blogmarks!Yahoo!PlugIM!Free social bookmarking plugins and extensions for Joomla! websites!
Comentários
Adicionar novo
dIABO 24-10-2008 19:45:37
excelente concerto. bom artigo. (o zumbido nos ouvidos partiu tudo ó bruno! )
Ricardo Almeida  - Fotografias esticadas 23-10-2008 21:25:27
Coitados dos senhores, que engordaram uns quilinhos...

Fotografias do concerto de dEUS:
http://deepkitsch.deviantart.com/art/dEUS-101416385
http://deepkitsch.deviantart.com/art/dEUS-2-101416490
http://deepkitsch.deviantart.com/art/dEUS-3-101416574
http://deepkitsch.deviantart.com/art/dEUS-4-101416646
http://deepkitsch.deviantart.com/art/dEUS-5-101416698
http://deepkitsch.deviantart.com/art/dEUS-6-101416762
http://deepkitsch.deviantart.com/art/dEUS-7-101416831
Bruno Simões 23-10-2008 03:51:38
Excelente artigo. Eu não diria melhor. Foi mesmo um concerto magnífico (a Instant Street então...)

Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Título:
:D:):(
:0:shock::confused:
8):lol::x
:P:oops::cry:
:evil::twisted::roll:
:wink::!::?:
:idea::arrow:
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Textos relacionados mais recentes:
Textos relacionados anteriores:
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
A+ | A- | Reset

Mais lidos do dia

Pesquisar