Jornadas de Engenharia Biológica para debater inovação PDF Imprimir e-mail

‘Inovação para um Futuro Melhor’ é o tema das X Jornadas de Engenharia Biológica organizadas pelo Núcleo de Estudos de Engenharia Biológica (NEEB), que decorrem de 25 a 27 de Outubro na Universidade do Minho (UM). Os oradores convidados são empresários, investigadores e docentes universitários.

Image

Foto: X Jornadas de Engenharia Biológica

O primeiro painel, ‘A Engenharia e o desenvolvimento sustentável’, será presidido por Eugénio Campos Ferreira, da UM. O tema será tratado por Neves Carvalho, da EDP, e por Rui Pedroto, da Mota-ENGIL. Depois do almoço segue-se a sessão plenária de abertura da Expobiotec, seguida de uma visita à mesma.

O segundo painel contará com a presença de Maria José Carvalho, do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal (CITEVE), e de Eulália Pereira, membro do Laboratório Associado REQUIMTE. Contará também com a presença de Sommer Ferreira, da Biotrend-S.A. para tratar o assunto da “Biotecnologia Branca/Química Verde”.

Para o segundo dia serão discutidos novos temas, como ‘Higiene e Segurança Alimentar’, por um membro da Direcção Regional do Norte da ASAE, Fátima Araújo. Durante a tarde, marcam presença Jorge Lourenço, da Philips Portuguesa-S.A., e Eduardo Marcos, director-geral do Sistema Electrónico de Negociação de Direitos de Emissão de Dióxido de Carbono (SENDECO2).

A manhã do último dia das X Jornadas de Engenharia Biológica será preenchida pela apresentação de projectos. É o caso do MIT-Portugal, Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia S.A. e o Instituto Ibérico de Nanotecnologia. Será apresentado também o Centro de Nanotecnologias e Matérias Técnicos Funcionais e Inteligentes (CeNTI).

O presidente do NEEB, Francisco Pereira, adiantou ao ComUM que “o programa final está definido e inclui nomes sonantes que com certeza irão aliciar os participantes”. Isto apesar de ter sido “trabalhoso convidar os oradores”, dado que receberam “muitas respostas negativas durante a organização dos painéis”. “No entanto, o programa final está definido e inclui nomes sonantes que com certeza irão aliciar os participantes”, acrescentou o presidente do NEEB.

Nas mesmas datas decorrerá a ExpoBiotec 2007 , organizada pelos alunos de Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica e Biologia Aplicada. Segundo Pereira, com esta feira pretende-se criar um “elo de ligação entre estudantes e empresas, permitindo o conhecimento mútuo e contribuindo para a consolidação entre a UM e as empresas associadas a esta área”.

 

23/10/2007
Cidália Barros





Digg!Reddit!Del.icio.us!Google!Live!Facebook!Slashdot!Netscape!Technorati!StumbleUpon!Spurl!Newsvine!Blinklist!Furl!Blogmarks!Yahoo!PlugIM!Free social bookmarking plugins and extensions for Joomla! websites!
Comentários
Adicionar novo
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Título:
:D:):(
:0:shock::confused:
8):lol::x
:P:oops::cry:
:evil::twisted::roll:
:wink::!::?:
:idea::arrow:
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Textos relacionados mais recentes:
Textos relacionados anteriores:
 
< Artigo anterior
A+ | A- | Reset

Mais lidos do dia

Pesquisar