|
por Rui Passos Rocha Já fomos revista, desaparecemos e voltámos recentemente na Internet. Há dois anos, a completar amanhã, mais precisamente. Por muitos mais nos queremos manter. Sem interrupções pelo meio. Sem quebras de produção. Com objectivos bem delineados na mente... e no papel, para onde vamos. Adiante. Sem pontos finais aborrecedores a pausar indefinidamente os bons resultados dos dias.
COMUM foi nome de revista, surgida no longínquo ano de 1994. Comum Online foi a nossa identidade de Dezembro de 2005 a Outubro do presente ano. ComUM é como nos apresentamos agora. As reformulações desenrolam-se ao sabor de reestruturações internas, tão rápidas quanto a passagem dos anos académicos dos seus membros. Sim, porque o ComUM nasceu nas mãos das melhores parteiras - porque os bons exemplos deixam rasto - e foi criado por aqueles a quem elas o confiaram. Não somos dirigidos por uma qualquer dinastia imperecível, até porque para isso seria necessária uma qualquer mina pela qual valesse a pena privar os outros. Promovemos a concorrência, no bom sentido (que outro sentido há a dar-lhe quando partem todos de um mesmo ponto?), pois todos cá estamos para o mesmo: aprender. Sozinhos, à medida que vamos aprendendo a caminhar, e em conjunto. Porque é isso que gera coesão. Movem-nos o altruísmo e o 'combustível' natural de quem é novo nestas andanças - e nelas sabe que se quer manter por muito tempo. Movem-nos também ensinamentos directos ou indirectos daqueles que esboçaram independência informativa para esta academia. Move-nos, por fim, a observância do agrilhoamento noutras paragens. Sem binóculos. Em papel de guardanapo. Foi aí que o Comum Online surgiu em finais de 2005. Hoje, a um dia dos dois anos de existência, preparamo-nos para brevemente começar também a escrever em papel de jornal, esse sim mais perecível do que o desborrado espaço da Internet. Quer sejamos bem ou mal sucedidos, esperamos que algures no futuro a alguém ocorra pensar (e quiçá escrever um editorial sobre isso) que houve um grupo de pessoas que demonstrou que a vontade férrea é mais que meio caminho andado. É esse sentimento que nos assalta quando imaginamos os planos dos colegas proto-jornalistas de 1994 e de 2005. Esses que nos fazem sentir como que dentro da caverna de Platão.
| Textos relacionados mais recentes: | |
| Textos relacionados anteriores: | | |
|
Editorial
Esta secção é composta por textos que expressam a opinião e a orientação gerais do ComUM; não requer imparcialidade. Aqui escrevem membros da equipa directiva do jornal, que está disponível em "Ficha Técnica".
|
|