Mais de uma centena de pessoas assistiu, no passado dia 5 de Outubro, ao concerto dos Diabo na Cruz na Praça da Liberdade em Viana do Castelo.

O concerto previsto para 28 de Setembro, foi adiado devido ao temporal, mas uma semana depois os Diabo na Cruz apresentaram-se pela primeira vez em Viana. Numa praça emblemática para a cidade, com o Lima como pano de fundo e voltados para a Basílica de Santa Luzia, os Diabo na Cruz encantaram os vianenses.

Foi um concerto muito diferente, com muitas peripécias“, disse ao ComUM o vocalista dos Diabo na Cruz, Jorge Cruz. “Quando acontecem coisas assim há um potencial para acontecerem coisas surreais. Foi isso que tivemos aqui hoje“. E não é para menos, já que uma falha no gerador levou a que o concerto tivesse uma boa dose de improviso. O resultado? “Acabaram não sei quantos rapazes e raparigas em cima do palco. Nunca nos tinha acontecido isso, foi mesmo surreal“.

O momento alto da noite foi quando os primeiros acordes de Luzia se fizeram ouvir. A música, que relata uma história de amor vivida nas festas D’Agonia e que tem o mesmo nome de um dos mais conhecidos ícones da cultura vianense, foi para alguns a razão de estar ali naquela noite, como João Antunes, 42 anos: “Só conhecia a Luzia. Vi no youtube e adorei a música e a forma como falaram de Viana. Foi por isso que vim“. Curiosamente, foi também esse videoclip que levou a câmara municipal a convidar os artistas a atuar na cidade.

O concerto encerrou uma tour pelos palcos de várias cidades do país para promover o mais recente álbum Roque Popular. “Agora vamos para o estúdio. Temos um disco para fazer e vai ser o melhor que já fizemos. Para o ano temos coisas novas“, revelou o vocalista.