A fase de recrutamento de novos estudantes para a Young Minho Enterprise (YME) termina dia 13 de outubro. Até domingo todos os estudantes da Universidade do Minho (UM) podem entregar as suas candidaturas com vista à integração na YME, a júnior empresa da UM.

O presidente deste projeto, Luís Barbosa, explicou ao ComUM que a YME é “uma associação exclusivamente gerida por estudantes” que procuram acrescentar a prática à teoria, “sem qualquer finalidade lucrativa”, oferecendo “serviços de consultoria e de apoio à organização de eventos”.

“A YME nasceu oficialmente em 2012 e foi criada por 16 estudantes de 8 cursos diferentes, porque sentiam falta da componente prática para as suas formações, tornando-se tanto para eles como para os restantes membros, uma oportunidade excelente para aprenderem mais sobre o funcionamento das empresas”, explicou.

Luís Barbosa referiu ainda que “cada membro da YME pertence a um departamento específico: Comunicação, Recursos Humanos, Comercial, Financeiro e Informática”“A multidisciplinariedade das equipas de trabalho é uma grande mais-valia, permitindo desenvolver projetos que não sejam inteiramente da área [dos estudantes], o que ajuda a sair da zona de conforto e a crescer, tanto a nível profissional como pessoal”, esclareceu.

Relativamente ao futuro, o presidente da YME mostra-se confiante e ambicioso, pretendendo começar a “desenvolver projetos próprios de apoio ao empreendedorismo e de aproximação da academia às empresas”.

A jovem empresa conta ainda com diversos apoios. “Temos, desde o início, o apoio de diversos professores e de alguns empresários de relevo na região, assim como o apoio da reitoria e de várias escolas, em especial a Escola de Economia e Gestão que nos disponibilizou a sede”. Seria injusto não referir, igualmente, o apoio da Associação Académica da UM na constituição da YME e na promoção das suas atividades”.

Qualquer aluno da Universidade do Minho, independentemente do curso ou ano, pode fazer parte deste projeto, mas sempre na condição de voluntário. Para tal, é necessário candidatar-se, preenchendo um questionário que se encontra no site da empresa (www.yme.pt). Seguem-se as dinâmicas de grupo e as entrevistas para determinar a aceitação ou não da candidatura.

 Inês Leal
Miguel Faria