O ComUM esteve à conversa com José Ricardo Rodrigues, treinador do Basquete Clube de Barcelos, que embarca para mais uma época desportiva à frente da formação minhota. O treinador barcelense faz um balanço positivo da última temporada, em que a sua equipa conquistou o sétimo lugar da Liga Portuguesa de Basquetebol. José Ricardo revela-se satisfeito com os jogadores que tem à disposição para atacar os objetivos delineados, embora o plantel não esteja ainda fechado.

ComUM: Que balanço faz da última temporada?

José Ricardo Rodrigues: Faço um balanço extremamente positivo. Após um final de Verão de 2012 muito difícil para o clube, conseguimos construir uma equipa que acabou por evoluir consistentemente ao longo da época 2012/2013. Além disso, conseguimos terminar de forma muito competitiva, conforme se atesta nos resultados obtidos no playoff frente ao CAB Madeira.

P: Que avaliação faz ao plantel que tem à sua disposição? Está satisfeito?

R: Esta época foi preparada com muita antecedência, mas com as dificuldades que caracterizam um clube sério e cumpridor como o nosso. O facto de termos tido a possibilidade de avaliar precocemente as necessidades da equipa da época passada deu-nos a vantagem de perceber quem tentaríamos recrutar para dar continuidade à linha escolhida para 2013/2014. Nesse sentido, estou muito satisfeito com a continuidade de quase todo o plantel da época passada e com os novos jogadores recrutados (Pedro Silva e David Gomes).

P: O plantel encontra-se fechado ou ainda está à espera de reforços?

R: Não fosse a lesão do Nuno Oliveira neste Verão e poderíamos dizer que o plantel estaria fechado. Uma vez que não sabemos exatamente quando é que o Nuno poderá dar o seu contributo à equipa, poderemos ou não recrutar mais um jogador. Oportunamente assumiremos uma decisão final sobre este assunto.

P: Quais são os objetivos do BC Barcelos para esta temporada?

R: Para a Liga Portuguesa de Basquetebol temos como objetivo principal garantir a manutenção. Uma vez alcançado esse objetivo, ambicionaremos com toda a certeza a melhor classificação possível e temos legítimas expectativas em sermos ainda mais competitivos nesta época desportiva. Contudo, pensamos que a competição está mais nivelada e que mais equipas lutarão pelos mesmos objetivos que o nosso.