Milhares de estudantes festejam a Latada em Guimarães
Quarta-feira, dia 9 de outubro, 53 cursos da Universidade do Minho desfilaram pelas ruas da cidade de Guimarães e celebraram a ‘Latada’, reunindo milhares de estudantes num ambiente de muito calor e diversão.
A ‘Latada’ tem como objetivo acolher os novos alunos da academia, dando-lhes as boas vindas num dia de muito barulho e animação. Um “espírito fantástico” e de “união” foram as descrições mais repetidas pelos estudantes a propósito desta atividade académica. Para Ivo Lima, aluno do 1º ano da licenciatura em Biologia Aplicada, a latada apesar de “cansativa”, ajuda a “integrar e a conhecer Guimarães”.
Esta tradição académica serve também para reforçar a relação entre caloiros e doutores, alunos do 3º ano das diferentes licenciaturas, que acompanham os mais recentes membros da academia minhota, dando-lhes a conhecer esta atividade. Nas palavras de Cristina Machado, aluna do mestrado em Mediação Cultural e Literária, a ‘Latada’ é “um dos auges da academia”, afirmando ainda que “ser caloiro é a melhor experiência do mundo”.
Esta iniciativa é também um “momento de adaptação à academia”, segundo Rui Martins, aluno do 3º ano da licenciatura em Engenharia Civil. O estudante acrescentou ainda que a participação nesta atividade é mais significativa enquanto caloiro, uma vez que é nessa altura que se “entra no espírito da academia”.
Em nome do Cabido de Cardeais, Rui Carlos Pereira faz um “balanço bastante positivo”, afirmando que a ‘Latada’ é importante porque é uma “maneira de chamar os caloiros à cidade”. A organização salientou a importância desta atividade, fazendo também um balanço positivo por tudo ter corrido conforme o esperado.
Na edição deste ano, o curso vencedor foi o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (MIEGSI), seguido pela Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias (LLE) e em 3º lugar ficou o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores (MIEEIC). Os restantes cursos receberam menções honrosas pelo empenho e dedicação demonstrados.
Andreia Cunha
Catarina Fernandes