Ricardo Rio toma posse com casa cheia
Decorreu hoje, 21 de outubro, a tomada de posse dos órgãos autárquicos do concelho de Braga, com Ricardo Rio a assumir o cargo de presidente da Câmara Municipal de Braga (CMB) e Hortense Santos o de presidente da Assembleia Municipal (AM).
Num momento de viragem histórica na autarquia bracarense, entregue durante 37 anos a Mesquita Machado e ao Partido Socialista (PS), muitos foram os que marcaram presença na cerimónia pública que empossou os 11 membros do executivo camarário em funções até 2017 e os deputados da Assembleia Municipal. Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, Luís Montenegro, líder da bancada parlamentar do PSD e Hugo Soares, vice-líder parlamentar laranja, são algumas das personalidades que estiveram presentes na sessão.
“Não vamos fazer em 100 dias, nem em 4 anos o que não se fez nos últimos 37. Temos 100 dias para mostrar ao que vimos e 4 anos para demonstrar o que queremos, o que valemos por Braga”, disse Ricardo Rio durante o seu discurso de posse, alertando para os desafios com os quais o município se irá deparar e incentivando a participação da sociedade bracarense na vida autárquica.
Também Hortense Santos apelou à participação ativa da comunidade bracarense, em especial dos jovens que, como referiu durante a sua intervenção, estão afastados da vida política.
Universidades com elo de ligação na autarquia
“As universidades vão agora usufruir de um pelouro específico para os seus projetos” salientou o novo presidente da CMB.
A grande novidade nas pastas da CMB passa pela criação do pelouro das universidades a ser conduzido por Miguel Bandeira, professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho (UMinho) e que irá acumular também as pastas do urbanismo, ordenamento do território e património. A criação do pelouro de ligação entre as universidades e a CMB visa melhorar e desenvolver as relações entre a autarquia e as instituições do ensino superior do concelho.
Para além de Miguel Bandeira, a equipa de vereadores eleitos pela coligação Juntos por Braga (JPB) é composta por Firmino Marques, o novo vice-presidente da autarquia e que assumirá as pastas das obras municipais, políticas sociais, trânsito, proteção civil e freguesias. Altino Bessa ficará responsável pelos pelouros do ambiente, energia e desenvolvimento rural. Já as pastas do desporto, juventude, associativismo e saúde são da responsabilidade de Sameiro Araújo e os pelouros da educação e cultura foram entregues a Lídia Brás Dias.
Os restantes vereadores do executivo camarário são Vítor Sousa, Hugo Pires, Luísa Cruz e Palmira Maciel do PS e Carlos Almeida, vereador pela Coligação Democrática Unitária (CDU).
A coligação JPB saiu vencedora das autárquicas de 29 de Setembro com 46,7% da votação para a CMB e com 42,6% para a Assembleia Municipal.