Termina sábado, dia 26 de outubro, a semana de exposição “Pintar UM Mundo Melhor”. O Hotel Meliã foi o local escolhido para acolher esta iniciativa solidária, promovida pelos Serviços de Ação Social e pela Associação Académica da Universidade do Minho. As verbas angariadas com a licitação dos quadros servirão para ajudar estudantes carenciados.

A exposição conta com 25 quadros pintados pelos artistas que integraram os cartazes das duas últimas edições do Enterro da Gata e, ainda, com uma bola autografada por Cristiano Ronaldo. Kaiser Chiefs, Richie Campbell e Xutos e Pontapés são alguns dos muitos músicos que assinaram os quadros da mostra.

As peças estão a ser leiloadas a favor do Fundo Social de Emergência da Universidade do Minho, numa iniciativa que visa “ajudar estudantes que ponderem abandonar os seus estudos por dificuldades financeiras”, assegura o presidente da AAUM, Carlos Videira.

Com esta exposição, Carlos Videira acredita que é possível “revelar outra faceta das festas académicas”, menos evidente para a comunidade, e evidenciar “uma componente social e solidária”.

A iniciativa conta ainda com o apoio do Lions Clube de Braga, que vai oferecer 50 bolsas de estudo a estudantes carenciados da UMinho, no valor total de 50 mil euros.

“A adesão à exposição está a ser positiva, assim como as licitações realizadas”, confirma o presidente da AAUM. Esta é uma iniciativa a repetir já no próximo ano. Para isso, Carlos Videira apela à “colaboração e boa vontade de todos os artistas e entidades parceiras”.

Andreia Cunha
Marta Guimarães