Cluster de saúde discute empreendedorismo em Braga
Realizou-se, ontem, 26 de novembro, no Hotel Melia, em Braga, a conferência “Os clusters da Saúde e das Tecnologias da Informação”, cuja organização esteve a cargo da Universidade do Minho e da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Com este evento pretendeu-se debater o crescimento e o investimento das tecnologias de informação, comunicação e electrónica (TICE) e da saúde, no contexto do empreendedorismo.
Segundo o vice-reitor da UM, José Mendes, “a parceria entre a CGD e a UM gera um comum interesse para ambas as partes e faz da academia um espaço de cidadania, [e também como] promotora da inovação e do empreendedorismo”.
“Se queres ir depressa, vai sozinho; se queres ir longe, vai acompanhado”, este foi um provérbio africano utilizado por um dos oradores da conferência, José Pedro Cabral dos Santos. O administrador da CGD sublinhou que “a junção de três áreas importantes, universidade, saúde e tecnologias” é uma união fundamental para a avaliação de projetos e apoio no empreendedorismo.
Para o diretor do Jornal de Notícias, Manuel Tavares, o serviço à região numa aposta que a UM faz questão de ter na ligação com empresas, ações de desenvolvimento a nível regional, nacional e europeu torna-a numa “universidade aberta”.
A importância do papel do investidor, a formação académica para a exposição a um ambiente competitivo internacional, a inovação e os instrumentos de financiamento adequados destacam-se como fatores de sucesso da clusterização numa situação de empreendedorismo, tal como referiu Alfredo Antas Teles, da CGD.
Alexandra Delgado
Daniela Soares