Durante a cerimónia comemorativa do 37º aniversário do Instituto de Ciências Sociais (ICS), realizada no dia 8 de novembro, o reitor da Universidade do Minho (UM), António Cunha, anunciou a criação de um centro de multimédia no instituto, respondendo assim a um pedido antigo da escola de Ciências Sociais.

“O ano que passou foi um ano bom para o ICS” sublinhou António Cunha, aquando da sua intervenção na cerimónia, aludindo ao número de vagas que o instituto preenche anualmente, e aos doutoramentos FCT.

Já Helena Sousa, presidente do ICS, destacou os êxitos dos membros do instituto, desde professores a investigadores, bem como alunos.

Tal como nos anos anteriores, o ICS aproveitou a data para premiar os melhores alunos do instituto. Foram entregues duas bolsas de estudo por mérito a alunos de mestrado e o prémio Almedina a uma aluna do 3ºano de Ciências da Comunicação.

A tarde comemorativa terminou com uma debate centrado no programa Horizontes 2020, que dá destaque, tal como referiu a presidente do instituto, às ciências sociais e humanidades. A discussão contou com as intervenções de Paquete de Oliveira, do Instituto Universitário de Lisboa, Carlos Fortuna, da Universidade de Coimbra, Jorge Malheiros, da Universidade de Lisboa e Maria Helena Coelho, da Universidade de Coimbra.