SC Braga regressa às vitórias
O SC Braga venceu esta sexta-feira, no Estádio AXA, o Olhanense por 4-1, em jogo inaugural da 11.ª jornada da Liga ZON Sagres. Em plena crise de resultados, esta vitória transformou-se numa verdadeira lufada de ar frresco para a equipa bracarense, que ocupava, à entrada para esta partida, o nono lugar da tabela classificativa.
O Sporting de Braga entrou com intensidade na partida e, logo aos dois minutos, Rúben Micael fez a bola entrar na baliza adversária. No entanto, o golo foi invalidado, por posição irregular do médio. Pouco depois, aos sete minutos, Aderlan Santos rematou a bola dentro da grande área e fez o primeiro para a equipa da casa – estava inaugurado o marcador.
O conjunto minhoto rapidamente alargou a vantagem, por intermédio de Rafa, que no seguimento de uma boa condução de bola rematou colocado, não dando hipótese de defesa a Belec. Paulo Alves, face à desvantagem, não demorou em provocar alterações no seu onze titular, fazendo entrar Regula para o lugar de João Ribeiro, com meia hora de jogo. Mas o certo é que o Olhanense continuou passivo na primeira parte do encontro, sem criar uma única situação de perigo junto à baliza bracarense. O jogo seguiu para o intervalo com o Sporting de Braga a vencer, de forma tranquila, por duas bolas a zero.
Aos 51 minutos, o Olhanense conseguiu pela primeira vez na partida chegar com perigo à baliza adversária, com um bom remate de Mehmeti, que ainda assim encontrou a defesa de Eduardo. No minuto seguinte, o árbitro Artur Soares Dias assinalou penalty a favor da equipa algarvia, por falta de Mauro sobre Dionisi, na grande área. Na conversão do lance, Celestino marcou e colocou o resultado em 2-1. A partir desse momento o Olhanense começou a crescer na partida, a criar boas oportunidades e por pouco não chegou ao empate – valeram as boas defesas de Eduardo e algum desacerto na finalização.
A equipa bracarense conseguiu aguentar a pressão exercida pelo Olhanense nessa fase da partida e aos 69 minutos, Éder colocou o Sporting de Braga a vencer por 3-1. A turma minhota continuou a criar boas situações ofensivas, começando, a partir do minuto 77, a jogar com mais um elemento em campo, já que Regula, após pisar Baiano, viu o cartão vermelho direto.
No tempo de compensação, o técnico Jesualdo Ferreira fez entrar Pardo e o extremo, no mesmo minuto, fez o 4-1 final para a equipa da casa. Vitória importante para o Sporting de Braga, que com este resultado ascende ao sétimo lugar. Por seu lado, o Olhanense é agora 14.º classificado.
Após cinco jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória, este triunfo veio revitalizar os ânimos da equipa bracarense, que agora prepara uma difícil deslocação: na próxima jornada visita o Estádio do Dragão, para defrontar o FC Porto.