O Vitória SC venceu, ontem em casa, o Galitos por 81-61, em desafio a contar para a quinta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Após ter registado no fim-de-semana passado a primeira derrota para o campeonato, a equipa vimaranense regressou às vitórias, diante de um adversário que vinha de um ciclo de três triunfos consecutivos.

A formação minhota, apesar da derrota obtida na semana anterior, encontrava-se na liderança do campeonato com os mesmos pontos que o Benfica, pelo que só a vitória interessava para que os comandados de Fernando Sá continuassem no topo da tabela classificativa. Já o Galitos vinha de três vitórias consecutivas, chegando a Guimarães com vontade de prolongar esta boa fase.

No primeiro período, o Vitória revelou-se incapaz de travar as ações atacantes dos jogadores do Galitos, concedendo inúmeras facilidades aos jogadores visitantes. Além disso, a turma vimaranense não esteve bem ofensivamente, o que permitiu ao Galitos sair do primeiro quarto a vencer por seis pontos de diferença (16-22).

Apesar da má entrada na partida, a equipa vitoriana conseguiu recuperar e passar para a frente do marcador, após um segundo quarto bastante produtivo ofensivamente, em que melhorou consideravelmente a atitude defensiva. Com isto, o Vitória chegou ao intervalo a vencer por oito pontos (44-36).

No reatamento da partida, os pupilos de Fernando Sá entraram decididos a prolongar o bom momento no desafio. A turma de Guimarães manteve a sua elevada produtividade atacante e conseguiu, novamente, aniquilar as principais armas ofensivas da turma do Barreiro, conquistando uma vantagem de 20 pontos no final do terceiro período (67-47).

Com a partida praticamente sentenciada, a formação minhota limitou-se a gerir e a controlar o jogo durante o último quarto, período onde Fernando Sá aproveitou para dar minutos aos jogadores menos utilizados.

Destaques individuais para José Silva (25 pontos) e Anthony Meier (20 pontos) do lado da equipa vitoriana, enquanto as exibições do internacional português Miguel Minhava (15 pontos) e Andrew Bachanov (15 pontos e sete ressaltos) não foram suficientes para evitar a derrota da equipa do Barreiro.

Com esta vitória, a equipa vimaranense mantém-se na liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol, deslocando-se na próxima jornada à Ilha Terceira, onde irá defrontar o Lusitânia.