ABC derruba força dos dragões
O ABC de Braga recebeu e bateu, ontem, o FC Porto, por 25-22. Em jogo a contar para a 17ª jornada do campeonato nacional masculino de andebol, o plantel portista não contou com a orientação de Obradovic, devido à suspensão de 15 dias, tendo sido dirigido por Ricardo Costa.
O coletivo de Carlos Resende entrou a perder, no entanto recuperou logo de seguida e determinou, rapidamente, uma posição de superioridade. Aos 13 minutos da partida, o marcador fixava os 9-5. Apesar do equilíbrio existente na primeira parte do encontro, o ABC de Braga nunca deu oportunidade aos dragões de se afirmarem na frente do marcador, comandando assim toda a partida.
As forças do FC Porto eram escassas e o ABC conseguiu aproveitar da melhor maneira os seus trunfos. Ao minuto 23, a equipa amarela foi capaz de ampliar o resultado para 14-7 conseguindo, assim, uma vantagem de sete tentos.
Num jogo em que era de esperar que a equipa portista mostrasse a sua garra, os dragões fracassaram e permitiram ao ABC mostrar a força academista. Antes das equipas seguirem para o intervalo, a turma de Ricardo Costa ainda conseguiu reduzir a diferença para cinco tentos (15-10).
Na segunda parte, viu-se uma disputa mais calma mas clara na superioridade do ABC de Braga. Prova disso, foi a ausência de golos nos primeiros cinco minutos da segunda parte que o ABC conseguiu quebrar, aos seis minutos, ao fazer os 16-10 na concretização de um livre de sete metros.
A eficácia de remates academistas de 60% bateu os 49% do FC Porto e isso revelou-se em toda a partida. Os dragões não estavam num dia feliz e o ABC de Braga foi capaz de derrubar as torres centrais e os guardiões portistas, conseguindo jogar quase sempre para o golo.
A cinco minutos do apito final, o plantel academista vencia por 23-20 estando, assim, tudo em aberto para o resultado final. O ABC, mais uma vez, manteve-se superior e conseguiu ampliar a vitória para 25-22.
Num jogo totalmente surpreendente, merecem destaque os jogadores academistas Nuno Rebelo e Nuno Grilo com seis tentos cada um.
Em declarações exclusivas ao ComUM, Nuno Rebelo, lateral direito do ABC de Braga/ UMinho, admitiu que “foi um jogo muito bem disputado por ambas as equipas”. Acrescentou também que se o ABC de Braga jogar “como uma equipa” e “der o seu melhor, é capaz de ganhar a qualquer coletivo”.
O jogador minhoto disse, ainda, que “o FC Porto tem pontos fortes mas também tem pontos fracos e o ABC foi capaz de anular os fortes e mostrar os fracos do Porto, alcançando uma vitória justa”.
O ABC de Braga, após uma pausa, desloca-se, no dia 18 de janeiro, ao reduto do Sporting, para defrontar o líder do campeonato.