Concerto de Natal do CAUM apoia causa social
Puer Natus Est – é este o nome do Concerto de Natal que o Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) irá realizar amanhã, 14 de dezembro, pelas 21h30, na Sé Catedral de Braga. A 18ª edição deste concerto natalício é marcada pelo seu cariz solidário, uma vez que o público é convidado a contribuir com géneros alimentares para serem entregues ao Centro de Acolhimento e Formação Jovens em Caminhada (CAFJEC).
Este ano, o Concerto de Natal do CAUM contará também com a participação de outros grupos corais: o Coro Infantil do Centro Cultural de Música do Instituto Nun’ Alvars, de Santo Tirso, a Orquestra Artave e a Associação do Coro Infantil de Esporões.
A presidente do CAUM, Joana Granado, explicou que este ano “será um evento ainda mais especial porque será a abertura oficial das comemorações dos 25 anos do CAUM”.
Joana Granado salientou que se trata de um concerto solidário e que no CAUM acreditam na importância de apoiar as causas sociais. “Este tipo de iniciativas só nos enriquece individualmente e trabalha a nossa cidadania. Este ano a instituição escolhida é o CAFJEC, uma instituição bracarense que apoia jovens em risco”, explicou. Como forma de ajudar esta instituição, o CAUM “irá oferecer formalmente uma dádiva alimentar” e no dia do concerto serão recolhidos junto do público produtos como óleo, leite e produtos enlatados, tal como referiu, ao ComUM, a presidente.
Formado em 1989, o CAUM define-se como um grupo de amigos que se reúne porque gosta de cantar. “Existe sempre o pressuposto de que alguém que entra para um grupo cultural, como um coro, gosta de cantar mas, acima de tudo, a interação entre as pessoas é fundamental para a viabilização deste projeto”, revelou a presidente.
O CAUM é considerado o grupo mais diversificado da Universidade do Minho, uma vez que é constituído tanto por estudantes, como por não-estudantes. Para além disso, este grupo académico é formado por alunos de todos os cursos, assim como dos dois campus, Azurém e Gualtar. Para todos os que se queiram juntar, a presidente evidencia um dos princípios do CAUM: “Nunca recusar a entrada a quem se queira juntar a nós”. Desta forma, qualquer pessoa que deseje integrar o CAUM pode fazê-lo porque, como refere a presidente, “desde que a pessoa queira participar será muito bem-vinda”.
A presidente convida toda a comunidade a estar presente no concerto, uma vez que toda a família CAUM estará reunida, garantindo ainda que a sua “intervenção se demarcará de forma muito positiva e levantará nessa noite qualquer ânimo”.
Inês Leal
Marta Guimarães