Um relatório do Laboratório de Proteção e Segurança Radiológica confirma a ausência de radioatividade no interior da Escola de Ciências e nas áreas envolventes.

A reitoria da Universidade do Minho informou, em comunicado, que foram efetuadas medições nos “laboratórios de Química Orgânica, nos espaços adjacentes e nos locais onde pode haver circulação de pessoas”. A monotorização, realizada a 16 de dezembro, não apresentou “contaminação radioativa (gama, beta e alfa)”.

A análise incluiu também a monitorização de outro laboratório, localizado noutro edifício, “onde nos últimos anos se têm manipulado marcadores radioativos de C-14”. Segundo o comunicado, a análise realizada concluiu que este laboratório também não apresenta “qualquer contaminação radioativa”.

Este relatório é apresentado dias depois do reitor da Universidade do Minho, António Cunha, desmentir os artigos publicados pelo Jornal de Notícias, que relatavam a existência de radioatividade na Escola de Ciências.

No último mês, os estudantes minhotos mostraram-se cada vez mais preocupados, face às notícias publicadas pelo Jornal de Notícias que relatavam queixas por parte de funcionários e alunos da Escola de Ciências. A preocupação dos estudantes deve-se também à falta de informação avançada pela reitoria.

Carolina Guimarães
Catarina Fernandes